Notícias

13/02/2023

Colégio realiza projetos artísticos e esportivos que movimentam Uberaba

O desenvolvimento de ações de incentivo à arte e à prática de esportes são prioridades no projeto de educação do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira.

Veja a matéria no Portal G1 e os vídeos da nossa participação no programa Tô Indo clicando aqui!

A valorização da arte e do esporte como instrumentos de autoconhecimento e crescimento é prioridade no Zezão.

Por isso, o Colégio desenvolve uma grande diversidade de projetos e eventos envolvendo música, teatro, literatura, atividades físicas e esportes, a maioria alcançando não apenas a comunidade escolar, mas também os familiares dos alunos que sempre contribuem muito com o crescimento da instituição.

As artes cênicas, por exemplo, são uma grande marca registrada da escola. Há quase 20 anos, o Colégio é conhecido por realizar produções memoráveis, que envolvem o trabalho de diversas equipes capacitadas para realizar espetáculos de alto nível.
O teatro musical exige dos alunos diferentes formas de expressão. Além da técnica vocal, outras modalidades são desenvolvidas durante o projeto, como dança, artes circenses, artes cênicas e literatura, proporcionando, assim, uma bagagem cultural singular.

Centenas de alunos e alunas, músicos, cantores solistas e corais já participaram das produções, sendo que muitos seguiram carreira profissional na área.

O espetáculo produzido em 2022 foi baseado no filme de sucesso Escola de Rock (2003). As apresentações foram de imenso sucesso e reuniram um grande número de espectadores de Uberaba e região.
Clique aqui para visitar o canal TV Zezão e conferir o show na íntegra!

As aulas de musicalização com os pequenos também fazem parte do despertar do gosto pela música. Usando de expressão corporal, brincadeiras e dinâmicas lúdicas e divertidas, as crianças são introduzidas em um mundo de apreciações criativas dos sons a sua volta.
Elas também são estimuladas a desenvolver a coordenação motora, noções de ritmo, trabalho em grupo, percepção sobre o tempo do colega, expressividade, raciocínio lógico, criatividade e disciplina.

Outro grande destaque no trabalho artístico do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira é o Núcleo de Bateria e Percussão do Zezão. Em seu 22º ano de existência, o grupo já atuou na rotina de mais de 1500 estudantes, desenvolvendo habilidades em coordenação motora, musicalidade, noções de ritmo, concentração, socialização com os colegas de turma e muito mais.

As aulas de bateria e percussão acontecem desde os anos 2000, e, desde então, os alunos realizam apresentações semestrais que são feitas com o objetivo de enaltecer talentos e habilidades adquiridas durante o período de estudos.
Com isso, os colegas também se divertem apreciando e aplaudindo a arte executada pelos jovens músicos.

Além de participar das festividades gerais da escola, o grupo realiza shows em cidades da região e organiza eventos próprios. O espetáculo Ritmo Brasileiro teve sua primeira edição em 2022, e, nele, os alunos encenaram, tocaram e cantaram grandes sucessos de artistas que construíram a identidade musical brasileira. Samba, MPB, rock e muitos outros estilos musicais estiveram presentes, representados por cantores como Cazuza, Alcione, Rita Lee, Tribalistas, Elis Regina e diversos. Foi um show interativo, leve e divertido.

Clique aqui para assistir!

Celebrando as festividades de fim de ano, o Núcleo também apresentou o show Ritmo Brasileiro: Sarau de Natal, onde os talentosos alunos deram vida à versões criativas de canções natalinas, performadas por lindas vozes e instrumentos musicais diversos.

Outro importante componente artístico do plano de ensino é a literatura.
Visando a valorização desta disciplina tão importante para o desenvolvimento emocional e intelectual, o Zezão promove uma grande diversidade de eventos e programas envolvendo o assunto desde a primeira infância.

A contação de histórias usa de uma seleção de clássicos da literatura infantil e trabalha a imaginação, a atenção e a socialização das nossas crianças, e são contadas com dramatização e caracterização das professoras, que leem o livro e estimulam a interatividade das crianças. Os pequenos participam ativamente, e fazem perguntas e comentários sobre o que é contado.
Cada série do Ensino Fundamental I desenvolve, anualmente, seu próprio plano de leitura baseado em uma obra escolhida previamente pelos professores. Este projeto é um processo de criação individual de textos e ilustrações, que posteriormente se tornam um livro. Cada criança recebe o livro com as suas obras, e leva para casa um pouquinho de sua própria história acadêmica.

No Ensino Fundamental II e Ensino Médio, os jovens apresentam projetos que envolvem o estudo de obras literárias importantes, favorecendo o despertar de novos horizontes na mente e no coração de cada um. Importantes análises de livros cobrados em vestibulares também são feitas em conjunto com o corpo docente.

O Zezão também oferta atividades esportivas e recreativas diversas, e acredita que são de grande importância no aprimoramento de habilidades físicas e motoras de crianças e adolescentes.
As aulas de ginástica lúdica são um sucesso entre a criançada da Educação Infantil que brinca, se diverte e aprende em um mesmo momento. Estas são planejadas de forma atrativa e de acordo com a idade das crianças, e a prática dessas atividades faz com que elas recebam os estímulos necessários para o desenvolvimento da coordenação motora na primeira infância.

A estrutura da escola conta com piscinas aquecidas, cobertas e seguras para todas as faixas etárias, onde acontecem aulas de recreação aquática. Planejadas de forma atrativa e de acordo com a idade das crianças, estas aulas geram momentos de diversão e desafio que estimulam o equilíbrio e o desenvolvimento físico e motor.
A autoestima das crianças também é uma importante questão a ser exaltada, estimulando sentimentos de coragem e persistência em superar limites e desafios.
Durante estas atividades também nascem e se desenvolvem talentos para a natação, que muitas vezes atravessam os limites do Colégio e brilham em competições externas.

A prática de Educação Física escolar também oferece aos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio oportunidades e condições para experimentar e vivenciar diversificadas práticas corporais, físicas e psicológicas, evidenciando a importância de manter hábitos saudáveis e criando momentos de relaxamento e socialização.

O Zezão também está sempre criando e apoiando eventos e parcerias que abraçam toda a comunidade escolar no incentivo ao esporte.

Em novembro de 2022, a quadra poliesportiva teve a honra de receber um convidado ilustre: o ex-jogador da seleção brasileira de futsal Falcão, que brilhou em um jogo festivo promovido pela Academia Uberabense de Esporte.
A instituição organizou o evento com a presença especial do craque, que participou de uma partida eletrizante e cheia de lances incríveis entre convidados e patrocinadores, com participação alternada entre os times.

Confira a transmissão completa do evento clicando aqui e visitando o TV Zezão.

Outro grande evento esportivo no qual o Colégio marcou presença no ano passado foi a Kids Run 2022.
Realizada pela Associação de Corredores de Rua de Uberaba e pela TV Integração, a Kids Run é a maior corrida infantil gratuita do Brasil, e veio para incentivar a prática de esportes e o desenvolvimento de hábitos saudáveis desde a infância.
A iniciativa foi beneficente, e o Zezão esteve presente com uma grande tenda de atividades diversas, onde as crianças presentes no evento puderam pintar, desenhar e ter o rosto pintado de seus personagens preferidos.
Professores de educação física também promoveram brincadeiras ao ar livre, das quais a família toda pode participar.

Aliar iniciativas solidárias às atividades internas também é uma prática recorrente na instituição.
A Olimpíada Zezão é um excelente exemplo. Já em sua 35ª edição, o evento tem a duração aproximada de um mês, onde os alunos das turmas do Berçário ao 9º Ano do Ensino Fundamental II participam de gincanas e esportes que acumulam pontos para cada time.
Porém, a melhor forma de ganhar pontos é a arrecadação de alimentos, que são doados em cestas básicas para famílias auxiliadas por instituições de assistência social de Uberaba.
Neste grande jogo de diversão e amor ao próximo, todos os participantes são vencedores.

Agende uma visita e conheça todas as possibilidades e propostas artísticas, esportivas e pedagógicas que o Zezão pode oferecer! Fixo ou WhatsApp: (34) 2103-0700
Saiba mais acessando o site do Colégio e também as páginas no Facebook e no Instagram.

Veja Também