19/04/2021

Educação física: saúde e socialização

Aulas presenciais e on-line de Educação Física no Ensino Médio, elevam o conhecimento dos alunos pela prática de hábitos saudáveis, momentos de relaxamento de tensões e formação de opinião.

A rotina dos adolescentes já é reconhecida por ser composta por excessos pessoais, seja pela alimentação, rotinas de estudos e até mesmo pelos desequilíbrios emocionais das cobranças vividas, principalmente no Ensino Médio. Isto faz com que a Educação Física seja introduzida desde os anos iniciais na rotina dos alunos do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira de forma positiva e de suma importância para o desenvolvimento dos estudantes em todos os momentos da vida acadêmica e pessoal.

O incentivo à Educação Física escolar promove aos alunos oportunidades e condições para experimentar e vivenciar diversificadas práticas corporais, físicas e psicológicas como: esportes, dança, gincanas, debates sobre temas relevantes à educação e socialização, entre outros, fazendo com que esta prática esteja presente em sua vida após a fase escolar.

Nas quadras ou nas aulas on-line as atividades voltadas para o ensino médio é potencializada com o incentivo à competitividade, eles começam a querer ter o ganho, a conquistar através dos seus méritos de conhecimento e desenvolvimento. Introduzindo capacitações e práticas que vão além de trabalhar a parte saudável como sistema respiratório e nervoso, mas também o desenvolvimento físico, motor e cognitivo, colocando o intelectual do aluno a aprender jogando sendo o estrategista nas tomadas de decisões ou até mesmo incluindo as parte sociais, afetivas, socialização e respeito com os colegas.

As aulas podem ser consideradas uma oportunidade para atividade pessoal de cada aluno, em contrapartida a um trabalho com o relaxamento, fazendo com que o aluno conheça seu próprio corpo e desenvolva a capacidade de controlar o mesmo, permitindo assim, a convivência, relacionamentos em grupo e aprendizagem globalizada. Introduzindo não somente a atividade física mas também propostas por debates e bate-papos sobre temáticas específicas como uso de anabolizantes ou até mesmo padrões de beleza midiático, assuntos que levam a saúde comportamental ligadas à saúde do corpo.” como ressalta o professor de Educação Física, Danilo Borges.

As aulas on-line foram muito bem recebidas pelos alunos e pais, com uma proposta teórica nas aulas foram introduzidos temáticas para debates com exposição de opiniões e jogos eletrônicos.Por conta do desgaste psicológico natural que a pandemia vem causado, os alunos utilizam estes momentos com os colegas e professores de forma leve e descontraída, transformando as aulas em momentos de distração e conhecimento, debatendo temas, incentivando o desenvolvimento de opiniões e formando-as ao mesmo tempo de acordo com cada temática introduzida.

Os alunos no ensino médio reconhecem as aulas de Educação Física, tanto as presenciais quanto as online, como um momento em que conseguem relaxar e descansar das tensões e cobranças do dia a dia e até mesmo internas em relação a vestibulares e avaliações.
Dessa forma também, auxilia na socialização e inspira até mesmo suas futuras formações, como explica o aluno Cauan Gonzaga da 2ª Série: “A educação física mudou minha forma de ver a vida e me relacionar. Sempre fui uma criança muito tímida, com a introdução da educação física, além de conhecer mais sobre meu corpo e minha saúde, pude me expressar mais durante os debates e expor minhas opiniões em diferentes assuntos que anteriormente, pensava que não seriam escutados e nem relevantes. Hoje eu cada vez mais penso em me tornar um professor de educação física ou ao menos um estudioso na área junto a psicologia que também é uma área que me chama atenção na profissionalização.”

Uma das propostas já culturalmente conhecidas no Zezão, são as atividades introduzidas na semana que antecedente ao Enem, são momentos interativos com jogos e gincanas destinadas aos alunos do Médio em que são preparadas danças e brincadeiras como cabo de guerra e corrida do saco, que os fazem retornar à infância por alguns instantes, causando euforia e relaxamento aos estudantes.

Como conclui o professor Danilo, “para ser professor é preciso amar muito o que faz, com a consciência da responsabilidade exercida, pois o reconhecimento vem de dentro e ter o privilégio de poder participar ativamente da vida de um aluno desde suas primeiras formações até grandes conquistas na introdução da vida adulta, auxiliar em sua formação de opinião e na vida saudável dessa pessoa, é uma forma de conhecimento mútuo e satisfatório”.

Nossos alunos são preparados e amparados em todos os momentos da vida acadêmica, momentos estes, que levam conhecimento para os estudos e para a vida. Elevando potenciais e garantindo a formação integral do ser, o Zezão garante seu propósito levando a excelência e qualidade no ensino aos estudantes.