20/12/2022

Mostra de Literatura e Arte

Alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio apresentam projetos artísticos e recebem visita ilustre.

Nossos jovens do Ensino Fundamental II e Ensino Médio foram os protagonistas da criação de uma linda Mostra de Literatura e Arte.

O evento contou com a exposição de trabalhos desenvolvidos com o auxílio das professoras de arte e literatura Lívia Chumbinho e Rowena Borralho, e envolveram diferentes aspectos artísticos e literários.

Os alunos das turmas de 7º Ano estudaram durante o ano a cultura popular diversa, indígena, africana, afro-brasileira e todas as atividades artísticas que estão inseridas nestes contextos, como a dança, as artes visuais e cênicas.
Eles também construíram belíssimas maquetes de Circo, com interiores e exteriores elaborados de acordo com as pesquisas e estudos feitos sobre a origem e a memória desta arte popular em âmbito mundial.

Já as turmas de 8º Ano produziram lindas máscaras artísticas utilizando diversos materiais, sendo a atividade o desdobramento de um trabalho em sala de aula feito no 1º semestre. Nele, eles estudaram a história do teatro e da dramaturgia, desde a sua origem na Grécia antiga até a atualidade. As máscaras representavam a tragédia e a comédia, obras shakespearianas, máscaras carnavalescas, indígenas, africanas e representando elementos da literatura fantástica com referências também pessoais dos alunos.

Os alunos do Ensino Médio também participaram da mostra.
Os livros Alguma Poesia e A Rosa do Povo de Carlos Drummond de Andrade foram objeto de estudo das turmas de 1º Ano, que desenvolveram trabalhos sobre os poemas.
Já os alunos do 2º Ano prepararam apresentações com base nos mais famosos contos de Machado de Assis.

O evento também contou com uma presença ilustre: o escritor Tiago de Melo Andrade esteve presente para falar sobre literatura na contemporaneidade.

O autor nasceu em 1977 na cidade de São José do Rio Preto, SP, e aos cinco anos de idade retornou à Uberaba, local de origem de sua família.
Aqui ele estudou, se formou em Direito e reside até os dias atuais. Tiago começou a escrever e publicar seus textos ainda na faculdade, e hoje conta com cerca de 50 livros publicados.
O escritor cumpre extensa agenda em escolas e eventos literários por todo o Brasil, levando seu texto criativo, eclético e que alcança diversos perfis de leitores: crianças, jovens e adultos.

Seu livro de estreia, “A Caixa Preta”, foi vencedor do Prêmio Jabuti na categoria “Autor Revelação”, premiação da qual foi finalista em outras três ocasiões: em 2014, 2015 e 2017. Ele foi finalista de outras importantes premiações da área, além de ser também um dos curadores do Elicer (Encontro Literário do Cerrado), o maior evento literário de Minas Gerais.

Antes da participação do convidado, um outro grande talento também conversou com os colegas: o nosso aluno Miguel Penido de Carvalho, estudante do 9º Ano do Ensino Fundamental II, que, recentemente, escreveu o livro “O Fantasma de Kiev”, obra que apresenta a vida de um jovem que sempre foi apaixonado por aviação militar. Alistado e servindo a força aérea da Ucrânia, aos 34 anos, se viu obrigado a lutar por seu país, que foi invadido pela Rússia. Em meio ao campo de batalha, ele encontra uma criança que perdeu sua família na guerra.

Logo após, Tiago foi recepcionado pelos nossos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio com muito carinho, com quem ele dividiu um pouco de sua visão sobre literatura na contemporaneidade. Os estudantes também fizeram perguntas sobre a carreira literária e seus variados aspectos.

Nós, do Zezão, ficamos muito gratos pela presença do escritor, e felizes pela oportunidade de mostrar aos nossos alunos o mundo da literatura através de um ponto de vista tão completo e diferenciado.

Como extensão final da Mostra de Literatura e Arte do Zezão, uma exposição com trabalhos manuais dos alunos foi posteriormente organizada na biblioteca do Colégio.

Trabalhos de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 2º ano do Ensino Médio puderam ser apreciados, e diversos temas foram abordados.
As turmas de 6º ano fizeram releituras das formas do cubismo em retratos da figura humana, onde tiveram liberdade para criar a partir de estudo feito ao longo do ano sobre o trabalho do pintor Pablo Picasso.

As maquetes de circo construídas pelos alunos do 7º ano também foram expostas novamente.

Utilizando pintura, recortes e colagens, os estudantes do 8º ano fizeram cartazes do estudo sobre arte e publicidade, criando campanhas de conscientização sobre temas que considerassem relevantes, como meio ambiente, saúde mental, bem estar social e relações interpessoais.

As turmas de 9º ano trabalharam com a criação de cartazes para espetáculos musicais fictícios, para os quais também escreveram enredos, criaram figurinos e personagens. Os temas foram variados: fábulas, música, bandas preferidas e temas de importância social, como a violência contra a mulher.
Eles também desenvolveram projetos sobre a cultura afro-brasileira e a presença das mulheres negras nas artes visuais, envolvendo também o processo de escravização dos povos africanos.

O pessoal do 1º ano do Ensino Médio também esteve presente, com xilogravuras que visitam a cultura popular e a arte oriental, criando obras abstratas e reproduções de literatura de cordel.
Eles também produziram iluminuras, que eram o método de produção de livros na Idade Média.
Uma maquete de uma instalação do Instituto Inhotim que foi feita pelo 2º ano também estava na exposição.

Os alunos também produziram origamis, que foram trocados e distribuídos entre os visitantes da mostra.

A mostra foi um grande sucesso, e a arte e a literatura têm o poder de despertar novos horizontes na mente e no coração dos alunos, e o contato com a mesma faz parte da formação de cada um como estudante e ser humano.