30/12/2022

Celebrações de Entrega do Livro

O ano letivo se encerra com lindas apresentações e resultado de muito trabalho e dedicação.

As festas de encerramento são marcadas por muita alegria e celebração de um grande trabalho desenvolvido durante todo o ano letivo.
Cada série desenvolve seu próprio projeto de leitura baseado em uma obra escolhida previamente pelos professores. Este envolve o processo de criação individual de textos e ilustrações, que posteriormente se tornam um livro. Cada criança recebe o livro com as suas obras, e leva para casa um pouquinho de sua própria história acadêmica.
A entrega do trabalho acontece em meio a uma linda apresentação feita por cada uma das séries, onde os alunos cantam, dançam e representam, recebendo os pais e familiares como plateia.

Os pequeninos do 1º Período da Educação Infantil tiveram como tema do projeto de leitura os Clássicos Infantis, e o objetivo foi despertar o gosto pela leitura nas crianças desde a Educação Infantil.
As crianças escreveram e ilustraram seus próprios contos, que foram desde releituras dos clássicos com finais diferentes e mistura de personagens a novas histórias.
O evento foi encantador como contos de fadas devem ser: pequenas princesas, príncipes, fadas, piratas, animais mágicos e personagens das historinhas mais famosas da nossa infância estavam presentes.
Muita música, dança e doces momentos ficarão para sempre nos corações de todos os presentes.

As turminhas do 1º Ano do Ensino Fundamental I utilizaram como base as obras do grande autor e cartunista Maurício de Souza, e os pequenos trabalharam durante o ano construindo historinhas com os personagens da Turma da Mônica.
Cada aluno escreveu e ilustrou a sua própria história, e todas se transformaram no livro Pequenos Leitores.
No evento, as turminhas cantaram e dançaram as músicas de alguns dos personagens mais famosos da nossa literatura: Mônica, Cascão, Magali e Cebolinha!
Elas também receberam no palco as queridas professoras vestidas como os personagens, que também fizeram lindas homenagens aos alunos que acompanharam neste ano.

Os alunos do 2º do Ensino Fundamental I desenvolveram o projeto Brincando com Limeriques, que são pequenos poemas divertidos compostos por 4 ou 5 versos, onde o primeiro, segundo e quinto versos rimam entre si, enquanto o terceiro e quarto formam outra rima.
O tema dos poemas foi Brincadeiras Antigas, e o intuito foi resgatar a diversão e a interação que as mesmas proporcionam.
Cada criança escreveu e ilustrou 5 limeriques, e antes deste processo de criação, as turmas brincaram e conheceram cada brincadeira abordada.
A festa foi cheia de apresentações com muita música, canto e dança, e o palco foi lindamente ocupado com pipas, amarelinhas, cordas para pular e muito mais.

Os pequenos do 3º Ano do Ensino Fundamental I trabalharam no projeto Pequenos Escritores com inspiração no livro A Bela Borboleta. A obra do autor Ziraldo conta a história de uma borboleta que vivia dentro de um livro, porém, não se sentia presa, pois batia suas asas toda vez que uma criança folheava suas páginas.
Cada criança escreveu seu texto, e obras de vários gêneros textuais foram criadas por elas: poemas, narrativas, cartas, receitas, bilhetes e até e-mails. Estas produções deram origem ao livro que todos puderam levar para casa.
O evento foi repleto de momentos emocionantes, músicas, danças e atuações incríveis dos nossos pequenos estudantes.

As turminhas de 4º ano do Ensino Fundamental I abordaram como tema do projeto “Uma Aventura no Mundo de Tarsila”, onde os alunos estudaram e aprenderam sobre a vida de Tarsila do Amaral, uma de nossas mais famosas e importantes artistas do movimento modernista.
Cada criança escreveu a sua história utilizando obras da pintora como cenário e contexto. Os textos construídos com muita criatividade e imaginação fazem parte do livro que cada criança recebeu para levar como lembrança de um ano de aprendizado literário.
No evento, danças e apresentações teatrais cheias de cores e alegria, características muito presentes nas produções de Tarsila.

As crianças da Educação Infantil também realizaram sua festa de encerramento.
Os pequeninos do Berçário e dos Maternais 1, 2 e 3 realizaram o evento da Bandinha Rítmica, que mostra o resultado dos estudos de musicalização feitos durante o ano, onde as crianças têm contato com diversos tipos de instrumentos musicais e são estimulados a desenvolver a coordenação motora, noções de ritmo, trabalho em grupo, expressividade e criatividade desde a primeira infância.
Cada turminha escolheu um instrumento e uma música animada para dançar e performar.

Todos os eventos foram finalizados com apresentações de músicas natalinas tradicionais e a visita do Papai Noel, que encantou ainda mais os olhares das crianças e de toda a plateia.

O hábito e a valorização da leitura são semeados em nossas crianças desde a primeira infância, inserindo o mundo mágico dos livros em suas rotinas escolares.