Notícias

17/02/2023

Colégio Zezão investe em inovação e tecnologia como aliadas à educação

Com equipamentos de última geração, ideias e propostas inovadoras, o incentivo ao contato com a tecnologia eleva o protagonismo e o preparo intelectual dos alunos

Veja a matéria no Portal G1 e os vídeos da nossa participação no programa Tô Indo clicando aqui!

A tecnologia pode ser uma grande aliada do processo de aprendizagem, e o Colégio Cenecista Dr. José Ferreira está sempre investindo nas mais diversas ferramentas digitais para inserir seus alunos em novos contextos educacionais.

Algumas destas ferramentas estão no Maker Space, um espaço moderno e criativo que permite criar, experimentar, compartilhar e solucionar problemas. O ambiente conta com equipamentos de última geração, que permitem o desenvolvimento de habilidades de forma teórica e prática: projetos com software de vetorização de imagens e de modelagem 3D, marcenaria básica, impressão 3D, funcionamento de cortes a laser e silhouette, robótica básica e muito mais.
Nessa mesma proposta, o Colégio também desenvolveu o Maker Space Kids, versão adaptada e preparada especialmente para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, onde a criatividade e o raciocínio são trabalhados desde os primeiros anos escolares.

O Zezão também conta com o V-Lab, um ambiente virtual preparado para a exploração de recursos gráficos 3D e imagens 360º com equipamentos de última geração, que proporcionam experiências em realidade virtual que ensinam de forma didática e interativa.
Essa realidade imersiva garante ao aluno a realização de projetos que amplificam diversas áreas do conhecimento, simulando experiências sensoriais com imagens 3D por meio dos óculos.

Diversos laboratórios interdisciplinares também fazem parte da infraestrutura diferenciada do Colégio, e servem para atender a todas as demandas de uma educação completa.
Os laboratórios contam com equipamentos e espaços ideais para vivenciar experiências inovadoras, que instigam a curiosidade e a vontade de aprender dos estudantes.

A participação em Olimpíadas estudantis é sempre incentivada no Zezão, e os resultados são provas de que a educação é construída em todas as etapas do ensino básico.
Eventos nacionais como a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), a Olimpíada Nacional em História do Brasil, a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) sempre contam com a participação dos alunos, que se empenham e mostram resultados de sucesso.
Efetivando o propósito pela educação de excelência, o Colégio possui vários estudantes que se formaram em áreas tecnológicas e hoje são sucesso no mercado de trabalho, executando suas carreiras profissionais em empresas renomadas.

Porém, formar cidadãos completos é o maior de todos os objetivos do Zezão. Para tanto, os pequenos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I contam com aulas e projetos de Educação Financeira, que têm os objetivos de ensinar e conscientizar sobre os princípios das relações econômicas na sociedade e ajudar a preparar para os desafios do futuro.
Com a ajuda de livros paradidáticos sobre o tema, as crianças aprendem a poupar, gastar com consciência, tomar decisões importantes, a diferença entre preço e valor e tudo o que envolve responsabilidade com o dinheiro.
Contas matemáticas simples, calcular preços, troco e mais alguns detalhes sobre compra e venda também são assuntos abordados.
As Feiras do Empreendedorismo proporcionam ao aluno a possibilidade de vivenciar importantes aprendizados práticos, inserindo também a participação da família nesse processo.

A revolução digital da geração atual trouxe mudanças significativas em relação às formas de nos comunicarmos, e crianças e adolescentes são, diariamente, colocadas em contato com esses desafios.
Com o objetivo de trabalhar estas novas noções de relação social, o projeto CNEC Cidadania do ano de 2022 apresentou o tema Cidadania Digital, e envolveu discussões sobre privacidade, direitos autorais, ética, responsabilidade na divulgação de informações, ciberativismo, saúde e bem-estar, cultura do cancelamento e muitos outros assuntos.

O projeto contou com a participação de todos os docentes, colaboradores, familiares e estudantes regularmente matriculados nas escolas da rede CNEC.
Em sala de aula, os professores promoveram conversas, discussões e trocas de experiências sobre o tema, envolvendo assuntos como saúde e bem-estar, vícios e malefícios que trazem o excesso de contato com as telinhas, cuidados necessários ao acessar a rede, tipos de conteúdo e pesquisas adequados para crianças, a relação com jogos online, o papel da informática na educação e no mercado de trabalho, cyberbullying, direitos e deveres do bom cidadão digital e muito mais.
Para finalizar o trabalho que foi iniciado no primeiro semestre, os alunos das turmas de Ensino Fundamental I prepararam um evento de grande importância.
Na Feira CNEC Cidadania 2022, atividades interativas e exposições abordaram assuntos que abrangeram todos os tipos de relação do ser humano com o mundo digital contemporâneo, trabalhando assim a importância de se ter a mesma responsabilidade que se tem fora das telas.

No entanto, não é apenas em ambientes online que é importante uma convivência saudável e tranquila entre colegas, professores e colaboradores. Dentro do espaço escolar, o Zezão também se preocupa em ajudar a construir crianças e jovens de caráter humano e empático, criando valores fundamentais para a manutenção da saúde mental.

Com incentivo, apoio e informação, o bullying vai deixando de ser algo comum e aceitável dentro da escola, e vamos construindo, assim, um ambiente confortável e de paz para todos.
Diversas ações são desenvolvidas neste sentido. No dia a dia, o apoio emocional e a construção de relações de confiança são imprescindíveis para que todos os alunos se sintam seguros para contar com o time de colaboradores, assim como o trabalho constante dos professores em sala de aula para criar um ambiente de amizade e união.
Eventos em datas especiais, como no Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, também são instrumentos de aprendizado onde os alunos colocam em prática estes importantes valores de convivência e respeito às diferenças, evidenciando o apelo por soluções deste problema que deve ser cada vez menos presente em seu crescimento.

O desenvolvimento do amor ao próximo também se estende à conscientização sobre necessidade constante de oferecer ajuda a quem precisa, e o Zezão está sempre aliando suas atividades pedagógicas a ações solidárias.
Campanhas de arrecadação de brinquedos, roupas, ração para animais abandonados, alimentos para hospitais e instituições de assistência social da cidade estão sempre movimentando a comunidade escolar, e as fantásticas famílias dos alunos do Colégio estão sempre prontas para colaborar.

Outro importante componente da construção do cidadão do futuro é a consciência sobre a importância da preservação dos recursos naturais do nosso planeta.
O respeito ao meio ambiente é fundamental para a construção de um futuro melhor, e o despertar desta percepção começa desde cedo no Zezão.
O Colégio constantemente realiza ações que envolvem educação ambiental. Em eventos extracurriculares e em sala de aula, o assunto é tratado com a seriedade e importância que merece, trazendo aos pequenos o conhecimento sobre como cuidar do meio ambiente e as consequências que podemos enfrentar ao negligenciar a saúde da natureza.

O trabalho do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira baseia-se no desafio cotidiano e no compromisso em formar cidadãos conscientes e responsáveis, prontos para transformar o futuro em uma realidade sustentável, de sucesso profissional, pessoal e social.

Conheça mais sobre as propostas pedagógicas, sociais e tecnológicas do Zezão!

Entre em contato através do fixo ou WhatsApp: (34) 2103-0700

Saiba mais acessando o site do Colégio e também as páginas no Facebook e no Instagram.

Veja Também