18/04/2022

Projeto Guerra e Paz

Um trabalho interdisciplinar e interativo sobre o cenário mundial atual causou reflexão e o desejo de um mundo melhor

No dia 8 de abril os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I apresentaram o projeto interdisciplinar Guerra e Paz, que envolveu discorrer de forma detalhada sobre aspectos e consequências da guerra que o mundo está vivenciando.

O objetivo foi contextualizar entre os alunos o cenário atual causado pela situação entre Ucrânia e Rússia.
O projeto envolveu discussões sobre o que cada aluno sabe sobre o que está acontecendo, conceitos de guerra e paz, diferentes possíveis pontos de vista vindos de países envolvidos ou não juntamente com as opiniões pessoais de cada um.

Houve também um estudo aprofundado sobre a obra “Guerra e Paz” do pintor brasileiro Candido Portinari. Os alunos e professores exploraram os diversos cenários, as cores, os tons e a finalidade da criação destes painéis. Juntamente, as crianças também conheceram as funções da ONU, instituição que abriga e expõe as telas.

Além do trabalho de compreensão e interpretação, os alunos também puderam exteriorizar sentimentos e pensamentos através de trabalhos artísticos com giz, tintas, lápis de cor, recortes e colagens.
Um trabalho musical também foi desenvolvido, utilizando as músicas “A Paz no Mundo” de Nando Cordel, “Paciência” de Lenine e “A Paz” do grupo Roupa Nova.
A conclusão do projeto se deu com a encenação desenvolvida entre alunos e professores que envolveu canto, interpretação e leituras de poemas sobre o assunto.

O grande objetivo foi firmar que valores como a paciência, a solidariedade e o amor ao próximo fossem internalizados no coração dos pequenos, e instigar a reflexão sobre os mesmos.
A paz começa dentro de cada um de nós, no dia a dia, com a família, os colegas, os diversos ambientes que frequentamos, e que devemos caminhar juntos para que ela seja uma realidade cada vez mais presente.