27/07/2022

Primeiros Projetos - CNEC Cidadania 2022

A cidadania digital foi o tema escolhido para o projeto deste ano.

A revolução digital da geração atual trouxe mudanças significativas em relação às formas de nos comunicarmos, e nossas crianças e adolescentes são, diariamente, colocadas em contato com esses desafios.
Com o objetivo de trabalhar estas novas noções de relação social, o projeto CNEC Cidadania apresenta o tema Cidadania Digital, que é previsto pela BNCC e envolve discussões sobre privacidade, direitos autorais, ética, responsabilidade na divulgação de informações, ciberativismo, saúde e bem-estar, cultura do cancelamento e muitos outros.

O projeto conta com a participação de todos os docentes, colaboradores, familiares e estudantes regularmente matriculados nas escolas da rede CNEC.
Aqui no Zezão, todas as turmas se envolveram em apresentar diversas propostas e trabalhos de conclusão sobre o tema, sempre buscando soluções criativas e apresentando reflexões que pudessem gerar desenvolvimento e perspectivas de um futuro melhor.

Em sala de aula, os professores promoveram conversas, discussões e trocas de experiências sobre o assunto, trabalhando assim a importância de se ter responsabilidade no mundo digital, a mesma que se tem fora das telas.
O projeto envolveu também esclarecer os perigos oferecidos pelas mentiras contadas online e também pelo cyberbullying. As redes sociais são um espelho do que vivemos fora delas, logo, o que se faz digitalmente gera reações, sentimentos e consequências da mesma forma.

As turminhas do 3° Ano do Ensino Fundamental I produziram e coloriram cartazes com mensagens de conscientização, que foram fixados em áreas comuns do Colégio.
Eles também produziram em vídeo o Jornal CNEC, que também foi feito pelas turmas de 2º Ano e que mostra os pequenos falando sobre o que aprenderam com as propostas do projeto, dando exemplos do que é ser um bom cidadão online.

Os alunos do 2º Período receberam a visita do profissional em tecnologia da CNEC Rafael Melo Salum, que deu uma palestra cheia de informações sobre segurança no ambiente digital, falando sobre os desafios e perigos que a internet pode oferecer.
Ele também trouxe um programa de simulação de voo, com o qual as crianças puderam interagir e jogar com um drone digital em cenários do Colégio.

Aqui no Zezão, nossos professores também utilizam a internet como aliada na educação, colocando QR Codes com links para vídeos educativos e relacionados ao conteúdo trabalhado em sala de aula.
A construção de noções de responsabilidade na internet é imprescindível para a formação de futuros navegadores digitais conscientes.