Notícias
Colégio de Uberaba - MG evidencia a educação de excelência no Brasil
Confira a matéria abaixo no site G1 clicando aqui!
Prestes a completar 68 anos de existência, o Colégio Cenecista Dr. José Ferreira trabalha em prol da educação com o intuito de sempre oferecer as melhores e mais completas soluções educacionais. Unida ao desempenho e profissionalismo dos professores, a proposta pedagógica e institucional do colégio é tida como referencial em Uberaba. Mesmo passando por momentos turbulentos, a escola vem vencendo os obstáculos, alcançando as metas e superando os objetivos, executando de forma brilhante o compromisso com a educação através da melhor equipe profissional pedagógica da região.
Com uma proposta pedagógica completa, o trabalho exercido nos primeiros anos da Educação Infantil no Zezão baseia-se no desafio cotidiano e no compromisso que temos em articular o respeito às diferenças e a liberdade de expressão, buscando sempre os conceitos sociais de cidadania, cultura e ética. Desde sempre, investindo fortemente na formação cultural e esportiva dos estudantes, nossas práticas pedagógicas contam com uma infraestrutura de ponta em laboratórios e espaços esportivos e culturais, unidos a uma equipe dedicada e com alto nível de qualificação.
A criança como protagonista do seu processo de aprendizagem necessita desenvolver sua identidade, construindo conceitos lógicos e impulsionando o desenvolvimento de suas potencialidades. Dessa forma, nossos alunos conseguem de forma concreta ampliar o domínio cognitivo e também social, possuindo a compreensão e o respeito como ser que sente e pensa o mundo de jeito próprio.
Além do período normal de aulas, o Colégio oferece o período integral para a educação infantil e o período integral para o Ensino Fundamental I, que têm o objetivo de promover o desenvolvimento do aluno como um todo, inserindo na rotina da criança valores sociais, físicos, intelectuais e psicológicos, que auxiliam no desenvolvimento do aluno de forma ampla e ativa.Possibilitando aos alunos a vivência da aprendizagem por meio de situações lúdicas e promovendo a articulação das experiências adquiridas na Educação Infantil, o Ensino Fundamental I é um período de transição que requer atenção especial para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas, o que garante a integração e a continuidade dos processos de aprendizagem da criança.
A equipe pedagógica do Ensino Fundamental I do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira é formada por profissionais com experiência e conhecimento em práticas pedagógicas. E além dos professores regentes, o corpo docente é composto por professores especialistas em Matemática, Ciências, Educação Física, Inglês, Música e Artes.
Nos primeiros anos deste segmento, o foco é na alfabetização, a fim de garantir a devida aprendizagem para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética, de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao envolvimento em práticas diversificadas de letramento.
O letramento matemático desenvolve as competências e as habilidades de raciocínio, representação, comunicação e argumentação em um contexto exato e lógico, de modo favorável à formulação, à interpretação e à resolução de situações-problemas, fazendo uso de conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas.
Nesse contexto, com base nos resultados apresentados por nossos alunos, podemos reafirmar a importância das atividades práticas desenvolvidas pelos estudantes. Nossos laboratórios de Ciências possuem os melhores equipamentos para complementar atividades como experimentação, aulas e manipulação de materiais, estudos e pesquisas do meio e métodos essenciais de ensino e aprendizagem em ciências, que fazem a diferença no estímulo do raciocínio do aluno. Práticas como essas possibilitam a elaboração de teorias e hipóteses, o que leva o estudante à participação ativa na construção do conhecimento científico.
Dentro do trabalho desenvolvido do 1º ao 5º ano, também temos o letramento digital, que proporciona ao aluno mais do que conhecimento técnico ligado ao uso do computador, estimulando a compreensão de que a linguagem digital está diretamente ligada com a habilidade de construir sentido a partir de textos multimídias e com a capacidade para localizar, filtrar e avaliar com criticidade informações oferecidas pelos materiais. A tecnologia em rede móvel e as competências digitais são componentes fundamentais de uma educação plena.
O Colégio oferta também, a partir do 1º ano do Ensino Fundamental 1, o ensino bilíngue, com foco no desenvolvimento da linguagem em uma segunda língua, a partir do método “Content and Language Integrated Learning” - CLIL. Com o CLIL, os alunos podem interagir com a língua inglesa de modo natural, por meio de situações cotidianas, adquirindo um vocabulário mais próximo da realidade.
A inserção dos alunos no universo da arte, da música e dos esportes contribui para um aprendizado amplo e aprofundado, favorecendo a formação integral. Sendo assim, a partir do Ensino Fundamental I, eles podem usufruir de aulas extracurriculares no contraturno, como danças, teatro, canto, instrumentos, bateria e percussão, natação, futsal, ginástica rítmica, artes circenses, robótica, entre muitas outras previstas para interação dos alunos.
Dando continuidade ao trabalho desenvolvido, esse ciclo provoca nos alunos intensas mudanças e descobertas, que surgem paralelas à transição da infância para a adolescência. Assim como acontece no Ensino Fundamental II, a coordenação pedagógica tem um preparo que proporciona, além de conhecimento didático, a sensibilidade emocional. Esse trabalho é feito de forma minuciosa para que os discentes não sintam de forma negativa o impacto de cobranças e de maiores responsabilidades, e também da pressão das etapas que ainda estão por vir.
Assim, a partir do 9º ano, são introduzidos, durante o ano letivo, simulados de importantes avaliações, como o Enem e outros vestibulares, assim como acompanhamentos e método couch para orientação pedagógica dos alunos quanto às mesmas. Tudo isso visando auxiliar os estudantes a organizarem horários de estudos e rotinas de desenvolvimento de forma adaptada ao nível escolar, porém, já preparatórias para etapas futuras, baseadas nas novas diretrizes do Ensino Médio.
A proposta do Novo Ensino Médio do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira traz em sua grade projetos e propostas de ensino-aprendizagem que elevam a qualidade da educação já oferecida e ainda dá oportunidade de crescimento e vivência aos alunos, que, com os itinerários formativos, podem estar mais próximos de suas futuras profissões.
Os itinerários formativos interagem como um conjunto de disciplinas, projetos e formas de aprendizado que oferecem a possibilidade de um estudo aprofundado em uma ou mais áreas do conhecimento, o que eleva os parâmetros do estudante em momentos decisivos de avaliações. Alguns destes itinerários já estão em prática desde o início do ano no Colégio, como as oficinas da proposta Prática de Leitura e Escrita e os projetos do MakerSpace.
Os pilares da proposta do Novo Ensino Médio permeiam o protagonismo juvenil, o ensino híbrido, as metodologias ativas, a formação docente, os projetos de vida, a tecnologia, a inovação e a aderência ao mercado.
Com essa proposta, apresentamos nossos itinerários para o Novo Ensino Médio:
Projeto de Vida - As oficinas estão sendo desenvolvidas em conjunto por todas as áreas do conhecimento. Utilizando de recursos tradicionais de modo inovador com o auxílio de plataformas digitais, asseguram ao estudante possibilidades de se autoconhecer por meio de dinâmicas e atividades com metodologias proativas, que levam em conta seus planos de vida e as condições sócio-históricas que o circundam. A elaboração do Projeto de Vida é fundamentada nos anseios idealizados pelo estudante, oferecendo a ele as condições e o embasamento por meio de orientações especializadas psicossociais para o conhecimento de si, do mundo e do mercado de trabalho.
MakerSpace - Um ambiente inovador que permite criar, experimentar e compartilhar soluções de problemas na prática, cujo objetivo é a aprendizagem ativa do aluno. Enfim, um espaço moderno, criativo e com equipamentos de última geração que desenvolvem habilidades técnicas de forma teórica e prática, tais como: desenvolvimento de projetos com software de vetorização de imagens e de modelagem 3D, impressão 3D, funcionamento de cortes a laser e Silhouette. Tudo isso junto a um leque de possibilidades de projetos e propostas, como investigar e analisar efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos.
Práticas de Leitura e Escrita - Essa oficina, que já vem acontecendo desde o início de 2021, tem como objetivo desenvolver a escrita criativa e o hábito de leitura dos alunos. Fazer com que os alunos produzam textos periodicamente contribui para a evolução e maior maturidade de escrita desses estudantes. Ao final das aulas propostas, os textos serão enviados pelos alunos para a plataforma de ensino, por meio da qual passarão pela correção digital do professor.
V-Lab - O ambiente virtual de realidade aumentada é uma proposta com tecnologia de interface entre um usuário e um sistema operacional através de recursos gráficos 3D ou imagens 360º, cujo objetivo é criar a sensação de presença em um ambiente virtual diferente do real. Para isso, a interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudam na ampliação do sentimento de presença do usuário no ambiente virtual.
CNEC TEC - Um programa que prevê o trabalho com novas possibilidades de formação técnica e profissional para o Novo Ensino Médio. As possibilidades são:
Cursos livres, que poderão ser feitos por alunos da Educação Infantil e até mesmo por quem já concluiu o Ensino Médio.
Cursos de Aprendizagem Profissional, que também são voltados para aqueles que estão cursando a 1ª, a 2ª ou a 3ª séries do Ensino Médio;
Cursos Técnicos, que prevê a possibilidade de oferta de forma integrada aos alunos do Ensino Médio.
Todos os cursos serão abertos à comunidade. Sendo assim, alunos de outras instituições de ensino e demais pessoas que buscam por aperfeiçoamento profissional podem se inscrever nos cursos oferecidos. Confira mais sobre o CNEC TEC, clique aqui.
Dessa forma e por meio de metodologias diferenciadas, os estudantes passam a ter múltiplas oportunidades de aprendizagem, favorecendo as experiências que constroem significados, vivência das emoções e práticas culturais. Além das metodologias ativas, o colégio dispõe de estrutura física com prédio próprio e instalações independentes aos segmentos da educação básica, interagindo de forma prática e direcionada às especificações de cada idade e aluno.
“A nossa construção pedagógica é interconectada e pensada ano a ano, habilidade por habilidade desde a educação infantil até o ensino médio. Garantimos que nossos alunos tenham uma formação completa, valorizando suas diferenças e seu protagonismo, um aluno que sempre saiba aprender a aprender", evidencia o diretor do colégio, Carlos Alberto Tadeu Zanetti.
Venha fazer parte da família Zezão, invista no futuro e no conhecimento do seu filho/sua filha, objetivando suas conquistas e aprofundando o aprendizado por meio de métodos educacionais modernos e eficazes, junto a profissionais capacitados e especializados a cada área do conhecimento.