05/08/2021

Novo Ensino Médio do Zezão

Com a reformulação da nova grade curricular, o Colégio realiza diversos projetos que visam ativamente o protagonismo dos alunos e evidenciando os patamares de ensino.

A proposta do novo ensino médio do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira traz em sua grade projetos e propostas de ensino-aprendizagem que elevam a qualidade da educação já oferecida e ainda dá oportunidade de crescimento e vivência aos alunos, que com os itinerários formativos podem estar mais próximos de suas futuras profissões.

Com o novo ensino médio, a carga horária estabelecida pela BNCC é de 1.800 horas a serem aplicadas para as aprendizagens comuns e obrigatórias, e outras 1.200 horas serão destinadas aos itinerários formativos. No Zezão, a carga horária curricular que foi ampliada já há alguns anos e recebe para o Novo Ensino Médio, itinerários formativos que interagem ativamente com a grade curricular e extracurricular dos alunos, promovendo ainda mais os métodos já estabelecidos de ensino e aprendizagem, ampliando o preparo para avaliações como Enem e vestibulares.

Com o foco no preparo e na educação de qualidade ofertada aos estudantes, o Zezão traz os itinerários formativos, interagindo como um conjunto de disciplinas, projetos e formas de aprendizado que oferecem a possibilidade de um estudo aprofundado em uma ou mais áreas do conhecimento, o que eleva os parâmetros do estudante em momentos decisivos de avaliações. Alguns destes itinerários já estão em prática desde o início do ano no Colégio, como as oficinas da proposta Prática de Leitura e Escrita e os projetos do MakerSpace.

Os pilares da proposta do novo ensino médio permeiam o protagonismo juvenil, o ensino híbrido, as metodologias ativas, a formação docente, os projetos de vida, a tecnologia, a inovação e a aderência ao mercado.

Com essa proposta, apresentamos nossos itinerários para o Novo Ensino Médio:

Projeto de Vida - A oficinas estão sendo desenvolvidas em conjunto por todas as áreas do conhecimento, utilizando de recursos tradicionais de modo inovador com o auxílio de plataformas digitais, assegura ao estudante possibilidades de se autoconhecer por meio de dinâmicas e atividades com metodologias proativas, que levam em conta seus planos de vida e às condições sócio-históricas que o circundam. A elaboração do Projeto de Vida é fundamentada nos anseios idealizados pelo estudante, oferecendo a ele as condições e o embasamento por meio de orientações especializadas psicossociais para o conhecimento de si, do mundo e do mercado de trabalho.

Makerspace - Um ambiente inovador que permite criar, experimentar e compartilhar soluções de problemas na prática, cujo objetivo é a aprendizagem ativa do aluno. Enfim, um espaço moderno, criativo e com equipamentos de última geração que desenvolvem habilidades técnicas de forma teórica e prática, tais como: desenvolvimento de projetos com software de vetorização de imagens e de modelagem 3D, impressão 3D, funcionamento de cortes a laser e silhouette. Tudo isso junto a um leque de possibilidades de projetos e propostas, como investigar e analisar efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos. Acesse aqui e conheça a proposta completa do MakerSpace do Zezão.

Práticas de Leitura e Escrita - Esta oficina que já vem acontecendo desde o início de 2021, tem como objetivo desenvolver a escrita criativa e o hábito de leitura dos alunos. Fazer com que os alunos produzam textos periodicamente, contribuindo para a evolução e a maior maturidade de escrita desses estudantes. Ao final das aulas propostas, os textos serão enviados pelos alunos para a plataforma de ensino, por meio da qual passarão pela correção digital da professora. Para conhecer mais sobre as oficinas acesse a matéria completa aqui!

V-Lab - Ambiente virtual de realidade aumentada - é uma proposta com tecnologia de interface entre um usuário e um sistema operacional através de recursos gráficos #D ou imagens 360º, cujo objetivo é criar a sensação de presença em um ambiente virtual diferente do real. Para isso, a interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudam na ampliação do sentimento de presença do usuário no ambiente virtual.

CNEC TEC - É um programa que trabalhará com novas possibilidades de formação técnica e profissional para o novo ensino médio, as possibilidades são:

Cursos livres, que poderão ser feitos por alunos da Educação Infantil e até mesmo por quem já concluiu o Ensino Médio.
Cursos de Aprendizagem Profissional, que também são voltados para aqueles que estão cursando a 1ª, a 2ª e a 3ª séries do Ensino Médio;
Cursos Técnicos, que serão oferecidos de forma integrada aos alunos do Ensino Médio a partir de 2022.
O CNEC TEC também oferecerá certificações com parcerias nacionais e internacionais na área da tecnologia. Todos os cursos serão abertos à comunidade. Sendo assim, alunos de outras instituições de ensino e demais pessoas que buscam por aperfeiçoamento profissional podem se inscrever nos cursos oferecidos. Confira mais sobre o CNEC TEC, clique aqui e confira a matéria completa sobre o programa.

Para mais esclarecimentos sobre essa proposta, teremos a Semana do Novo Ensino Médio, que acontecerá na última semana de outubro em um evento on-line em que o sistema de ensino juntamente a equipe do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira contarão com a presença de renomados professores para enriquecer e apresentar soluções assertivas para o Colégio. Em breve, daremos mais detalhes sobre a semana do novo ensino médio CNEC em que todos já estão convidados para participar!