Notícias

03/03/2021

Ensino Fundamental I - Formação com práticas inovadoras

O Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, por meio de sua equipe pedagógica e seus professores comprometidos, desenvolve um trabalho de excelência no ensino dos alunos

Possibilitando aos alunos a vivência da aprendizagem por meio de situações lúdicas e promovendo a articulação das experiências adquiridas na Educação Infantil, o Ensino Fundamental I é um período de transição que requer atenção especial para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas, o que garante a integração e a continuidade dos processos de aprendizagem da criança.


Com uma ampla e moderna estrutura, amplas salas de aula, ambientes virtuais, laboratórios de Ciências, Química e Biologia, biblioteca, parque, quadras poliesportivas, piscina, pátios e teatro, o Colégio Cenecista Dr. José Ferreira trabalha incansavelmente para trazer aos alunos o preparo e a excelência no ensino. A equipe pedagógica do Ensino Fundamental I é formada por profissionais com experiência e conhecimento em práticas pedagógicas. E além dos professores regentes, o corpo docente é composto por professores especialistas em Matemática, Ciências, Educação Física, Inglês, Música e Artes.


Nos primeiros anos do Ensino Fundamental I, o foco é na alfabetização, a fim de garantir a devida aprendizagem para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética, de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao envolvimento em práticas diversificadas de letramento. Nessa fase, é necessário respeitar o tempo de aprendizagem de cada aluno, aplicar métodos de ensino diferenciados para garantir uma aprendizagem eficaz, de modo que o estudante obtenha os conhecimentos primordiais, para ingressar na próxima etapa de ensino. Ler e escrever é sempre uma aventura, um desafio do qual todos participam, cada um à sua maneira e em seu tempo.


O letramento matemático desenvolve as competências e as habilidades de raciocínio, representação, comunicação e argumentação em um contexto exato e lógico, de modo favorável à formulação, à interpretação e à resolução de situações-problemas, fazendo uso de conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas.


Nesse contexto, com base nos resultados apresentados por nossos alunos, podemos reafirmar a importância das atividades práticas desenvolvidas pelos estudantes. Nossos laboratórios de Ciências são a base forte para a experimentação, aulas e manipulação de materiais, estudo do meio e pesquisas, métodos essenciais de ensino e aprendizagem em ciências, que fazem a diferença no estímulo do raciocínio do aluno. Práticas como essas possibilitam a elaboração de teorias e hipóteses, o que leva o estudante à participação ativa na construção do conhecimento científico.


Dentro do trabalho desenvolvido do 1º ao 5º ano, também temos o letramento digital, o qual consideramos mais do que conhecimento técnico ligado ao uso do computador, exige a compreensão de que a linguagem digital está diretamente ligada com a habilidade para construir sentido a partir de textos multimídias e a capacidade para localizar, filtrar e avaliar com criticidade informações oferecidas pelos materiais. A tecnologia em rede móvel e as competências digitais são componentes fundamentais de uma educação plena.


“É importante ressaltar o trabalho desenvolvido acerca dos projetos que propiciam ao aluno o desenvolvimento da autonomia intelectual e da organização individual e coletiva, a capacidade de tomar decisões e fazer escolhas. Destacamos projetos educacionais relacionados à Educação Financeira, à Educação Socioemocional, à Leitura e Produção de textos, ao Bullying, dentre outros.” . Ressalta a coordenadora do Ensino Fundamental I, Eliane Madruga.


Ofertamos também, a partir do 1º ano do Ensino Fundamental 1, o Ensino Bilíngue com foco no desenvolvimento da linguagem em uma segunda língua, a partir do método CLIL “Content and Language Integrated Learning”. Com o CLIL, os alunos podem interagir com a língua inglesa de modo natural, por meio de situações cotidianas, adquirindo um vocabulário mais próximo da realidade.


A inserção dos alunos no universo da arte, da música e dos esportes contribui para um aprendizado amplo e aprofundado, favorecendo a formação integral. Sendo assim, no Ensino Fundamental I, eles podem usufruir das aulas extracurriculares no contraturno: estudos orientados, danças, teatro, canto, instrumentos, natação, futsal, ginástica rítmica, artes circenses e robótica.


O nosso compromisso com o preparo e a aprendizagem individualizada visa à excelência na formação integral dos nossos alunos, criando estratégias para a formação de uma base sólida que propicie ao estudante a construção de seu conhecimento, dentro de uma perspectiva de continuidade de seu percurso educativo.

Veja Também