26/07/2021

Prática Pedagógica da Educação Infantil

Visando o respeito às diferenças e o protagonismo infantil, as nossas crianças são direcionadas fortemente a práticas pedagógicas culturais, esportivas e tecnológicas desde os anos iniciais no Zezão.

Com uma proposta pedagógica baseada na educação de qualidade e no desenvolvimento integral do ser, o Colégio Cenecista Dr. José Ferreira desde a Educação Infantil visa o protagonismo estudantil na construção do conhecimento.

O trabalho exercido nos primeiros anos da Educação Infantil no Zezão baseia-se no desafio cotidiano e no compromisso que temos em articular o respeito às diferenças e a liberdade de expressão, buscando sempre os conceitos sociais de cidadania, cultura e ética. Desde sempre investindo fortemente na formação cultural e esportiva dos estudantes, nossas práticas pedagógicas contam com uma infraestrutura de ponta em laboratórios, espaços esportivos e culturais, unindo à equipe dedicada e com alto nível de qualificação dos professores.

A prática pedagógica do Ensino Infantil apresenta influência de muitos teóricos como: Vygotsky, Piaget, Gardner, entre tantos outros. Ademais, o Colégio se destaca por ter como base a referência dos quatro pilares da educação sugeridos por Jacques Delors que presidiu a Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, da UNESCO. Estes pilares que sustentam a educação ao longo da vida baseiam-se em “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser.”, ou seja, significa aprender a partir da própria prática, experiências e das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida.

A criança como protagonista do seu processo de aprendizagem necessita desenvolver sua identidade, construindo conceitos lógicos e impulsionando o desenvolvimento de suas potencialidades. Dessa forma, nossos alunos conseguem de forma concreta ampliar o domínio cognitivo e também social, possuindo a compreensão e o respeito como ser que sente e pensa o mundo de jeito próprio.

O Colégio une inovadoras práticas pedagógicas à formação integral do aluno, visando um desenvolvimento acadêmico de excelência. Nesta concepção, o aluno ultrapassa os quatro pilares do Relatório Delors, à medida que, além de aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, a criança adquire autonomia ao aprender a aprender e acrescenta uma postura ativa e desafiadora para aprender a EMPREENDER.

Dessa forma e por meio de metodologias diferenciadas, os estudantes passam a ter múltiplas oportunidades de aprendizagem, favorecendo as experiências que constroem significados, vivência das emoções e práticas culturais. Além das metodologias ativas, o Colégio dispõe de estrutura física com prédio próprio e instalações independentes dos demais segmentos da educação básica. Assim, a Educação Infantil conta com ambientes educacionais especializados, auditórios, biblioteca, brinquedoteca, cozinha, entrada exclusiva, estacionamento, ginásios, quadras poliesportivas, piscinas, parquinho, refeitório, restaurante, laboratórios de ciências, sala de recepção aos pais, salas de aula, salas de música, secretaria e teatro.

E neste segundo semestre a novidade fica por conta do retorno ao período integral para os nossos alunos. Em breve mais informações!