31/03/2021

Oficina de Redação - método de escrita e reescrita

Colégio Cenecista Dr. José Ferreira oferece preparo elevado em redação para os alunos, ampliando os conhecimentos dos pré-vestibulandos para o Enem

O objetivo do nosso Colégio é o preparo integral do aluno elevando os conhecimentos e patamares de aprendizado. Pensando nisso, o Diretor Carlos Zanetti em parceria com a professora de Língua Portuguesa e Redação, Taís Paiva, organizaram a Oficina de Redação, a proposta visa trabalhar de maneira efetiva a escrita e reescrita de textos com os alunos.

Com a oficina de redação, os alunos cenecistas do colégio Dr. José Ferreira têm a oportunidade de treinar a escrita e a reescrita textual fora do horário de aula regular com uma professora que tem experiência na correção do Enem obtendo assim uma visão bem fiel do que a correção da banca solicita. Esse é um grande diferencial que com certeza fará com que a escrita dos alunos se desenvolvam de maneira exponencial.

“Com as oficinas, vamos ampliar as aulas de redação regular para o contraturno, visando aos alunos a possibilidade de mais tempo para produzir os temas propostos em sala de aula. Dessa forma, expandindo também a possibilidade do professor em acompanhar ainda mais de perto essa produção de texto individualizada” como relata a professora Taís Paiva.

Serão “4 aulas” destinadas à oficina no contraturno para que todos os alunos possam participar. A dinâmica da oficina se dará da seguinte forma: o primeiro horário será destinado à apresentação do gênero, da estrutura, das competências exigidas pelo Enem e da grade de correção para garantir que os alunos fiquem familiarizados com a prova e tirem todas as dúvidas com relação à redação do Enem.

No segundo horário será proposta a leitura e o debate do tema a fim de esclarecer para os alunos a temática abordada e também promover a desenvoltura da leitura e da interpretação deles. O debate de temas é muito importante para ampliar a leitura crítica dos alunos e também para ensiná-los a usar repertórios socioculturais no texto. O objetivo da discussão dos temas é justamente mostrar aos alunos que eles podem mobilizar os conhecimentos que aprendem nas diversas disciplinas relacionando-os ao tema pedido. Para o debate serão convidados professores de outras áreas para contribuir na discussão e na eleição do repertório que possa vir a ser utilizado. Os outros dois horários serão destinados à produção do texto.

O objetivo da oficina de redação é fazer com que os alunos produzam, e dessa forma, se preparem com maior eficácia. Produzindo, no mínimo, um texto por semana com o auxílio da professora, contribuindo assim para a evolução e maior maturidade de escrita desses estudantes. Ao final das aulas propostas pela oficina os textos serão enviados pelos alunos para a plataforma de ensino CNEC Digital e onde passarão pela correção da professora.

Devido ao atual cenário pandêmico do país, as aulas serão ministradas on-line, o que não será empecilho no aprendizado e ensinamento dos alunos, já que os mesmos utilizam o sistema remoto já no ensino regular mesmo antes da pandemia. Desta forma, o ensino remoto acaba potencializando o conhecimento adquirido, já que requer dos alunos manejo com as tecnologias que já fazem parte do seu dia a dia. A plataforma digital também auxilia de forma eficiente, pois disponibiliza uma ferramenta específica para a correção de redações. (Para conhecer mais sobre o Aplicativo de Redação da CNEC Digital, acesse aqui)

Sendo assim, com o auxílio da Plataforma de ensino, do Aplicativo de Redação e da vasta experiência e dedicação dos nossos professores, nossos alunos terão um devolutiva pontual com comentários, explicações, elogios e notas de acordo com as competências exigidas nas redações do Enem. Aguçando o conhecimento e baseado nos dados colhidos pela plataforma, será possível acompanhar a evolução do aluno e ainda orientá-lo de forma individualizada, suprindo de forma pontual suas dificuldades eles saberão exatamente o que erraram e o que precisam melhorar, facilitando o processo de escrita e reescrita. Elevando o potencial e preparo dos nossos alunos é um compromisso, garantindo assim a excelência já reconhecida no ensino e educação de nossos estudantes.