23/03/2021

Ferramenta de correção digital de redações desenvolvida pelo Sistema de Ensino CNEC apresenta resultados positivos

A ferramenta de correção digital de redações do Sistema de Ensino CNEC foi lançada em setembro do ano passado e desde então traz bons resultados.

Até o momento, o banco de dados do Sistema de Ensino já registrou a criação de 166 posts com atividades de redação. Por meio deles, foram enviadas e corrigidas 1.777 redações de 27 instituições cenecistas.

O recurso lançado no ano passado permite que os professores corrijam os materiais enviados pelos alunos utilizando as cinco competências que são exigidas e avaliadas nas produções textuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O grande diferencial dessa nova ferramenta é que, além de avaliar a escrita e distribuir os pontos correspondentes a cada competência exigida pelo Enem, o corretor também pode realizar anotações na redação. Assim, o professor consegue registrar comentários ao longo do texto, e os estudantes podem acessá-los com apenas um clique. Outro destaque da ferramenta é a possibilidade de anexar links de materiais didáticos complementares que auxiliam o aluno a aperfeiçoar competências necessárias.

“No ensino regular, ocorre apenas uma aula de redação por semana, portanto o professor não consegue acompanhar as produções dos alunos, pois, na sala de aula, é preciso trabalhar os gêneros textuais, a estrutura do texto, as grades de correção, etc. Logo, sobra pouquíssimo tempo para a produção textual em si. Sendo assim, surgiu a necessidade de ampliar a aula de redação regular para o contraturno a fim de que os alunos pudessem ter mais tempo para produzir os temas propostos em sala de aula”, ressalta a professora de redação do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, Taís de Paiva.

Inclusive, o Colégio Cenecista Doutor José Ferreira, localizado em Uberaba (MG), irá realizar uma oficina de redação utilizando essa nova ferramenta de correção.

A professora Taís Paiva acredita que a plataforma desenvolvida pelo Sistema de Ensino CNEC é mais efetiva do que a plataforma do Enem, pois, além de disponibilizar as notas por competência, ela permite que o aluno acesse também os comentários do corretor com explicações acerca dos desvios cometidos. “Com a ferramenta de correção, é possível acompanhar o desenvolvimento dos textos dos alunos por competência, assim, o aluno e os professores conseguirão verificar a evolução do texto e, consequentemente, terão um feedback mais apurado da produção”, conclui a docente.