Notícias

29/12/2020

MakerSpace, espaço criativo e empreendedor

Projeto Espaço Maker do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira visa ao protagonismo dos alunos atuando de forma consciente e ativa em soluções cotidianas

Um ambiente inovador, que permite criar, experimentar e compartilhar soluções de problemas na prática, cujo objetivo é a aprendizagem ativa do aluno. Esse é o projeto MakerSpace, que terá início no Colégio Cenecista Dr. José Ferreira em 2021.


O conceito principal do MakerSpace é que qualquer pessoa, dotada das ferramentas certas e do devido conhecimento, com a ajuda das tecnologias e dos equipamentos que interagem de forma engenhosa, pode analisar, criar e desenvolver projetos do cotidiano.


Entre os equipamentos pertencentes a esse espaço estão as ferramentas digitais e tecnológicas e os recursos tradicionais, como os de marcenaria. Um exemplo dessa proposta é que a robótica do CNEC MakerSpace não abordará os mesmos conceitos do curso de robótica já oferecido, mas será uma futura complementação às práticas já utilizadas na plataforma Arduino. Dessa vez, os robôs confeccionados pelos próprios alunos nas aulas de robótica serão feitos com madeira, o que permite que os aprendizes abusem da criatividade de forma segura, variada e divertida.


Pensando principalmente em pequenos agricultores e em hortas residenciais, está sendo planejado também um Sistema de Irrigação Inteligente, o qual comunicará com um dispositivo que utiliza a placa de prototipagem Arduino Uno e sensores.


Tudo isso abrirá um leque de possibilidades de projetos e propostas, como investigar e analisar efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimento, entre outros) e identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida no que tange à saúde da população.


Enfim, um espaço moderno, criativo e com equipamentos de última geração, que desenvolve habilidades técnicas de forma teórica e prática:desenvolvimento de projetos com software de vetorização de imagens e de modelagem 3D, impressão 3D, funcionamento de cortes a laser e silhouette. 


A proposta será ofertada inicialmente aos primeiros anos do ensino médio do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, visando a um ensino empreendedor e ao protagonismo do aluno, que se tornará capaz de atuar de forma ativa, em um espaço preparado para atendê-lo de forma moderna, criativa e atrativa.