08/04/2024

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

No dia 02 de abril, toda a comunidade escolar se envolveu em ações especiais de celebração e informação acerca do assunto.

Dia 02 de abril é um dia muito especial, onde as diferenças e o respeito são celebrados: é Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Toda a comunidade escolar se reuniu e aproveitou a oportunidade para trazer luz ao assunto em uma grande variedade de ações.
Pessoas com autismo frequentemente sofrem discriminação devido à falta de informação e ao preconceito, e falar sobre o assunto desde a primeira infância é fundamental na formação de seres humanos empáticos e que contribuem para o crescimento saudável de todos.

Os espaços do Colégio foram decorados especialmente para a ocasião com cartazes e obras feitas pelos próprios alunos e também pelas professoras, promovendo uma acolhida especial neste dia.
A equipe docente se empenhou em conversar com os pequenos sobre as características do transtorno do espectro do autismo, suas particularidades e a necessidade de respeitar e acolher os coleguinhas que se encontram neste espectro.

Atividades lúdicas também fizeram parte do dia, e os alunos puderam vivenciar o assunto de forma prática.
Os pequeninos da Educação Infantil recortaram corações de quebra-cabeça (símbolo adotado como sinal universal de conscientização) e colaram uns nos outros, atitude seguida de demonstrações de carinho.
As turmas de 3º Ano do Ensino Fundamental confeccionaram brinquedos com materiais recicláveis (abordagem já iniciada na disciplina de Ciências) pesquisando e estudando a importância das brincadeiras no processo de aprendizagem da criança com autismo.
Já o pessoal do 4º Ano do Ensino Fundamental pintou e recortou lindos braceletes que foram usados durante a aula.

O Zezão se orgulha e se alegra pela presença de todos os alunos dentro do espectro autista, que enriquecem a convivência entre todos e nos ensinam, diariamente, um jeito diferente de ver e sentir o mundo.