25/09/2023

Setembro Amarelo 2023

Ações em torno da campanha foram desenvolvidas entre toda a comunidade escolar.

Setembro é o mês oficial da prevenção ao suicídio, e a campanha Setembro Amarelo visa informar e oferecer apoio para pessoas em sofrimento psicológico.
Sendo assim, é de extrema importância que toda a comunidade escolar esteja atenta e comprometida, fazendo com que o Colégio seja um ambiente seguro, saudável e de acolhimento.
Pensando nisso, foram desenvolvidas uma diversidade de ações que abordaram a campanha.

No dia 15 de setembro, alunos, professores e funcionários foram convidados a vestir amarelo ou a utilizar acessórios da cor, a fim de trazer atenção ao assunto.
No período matutino, os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio se reuniram na hora do intervalo vestidos de amarelo e munidos de placas e cartazes produzidos por eles, onde constavam mensagens de apoio e amizade.
A ação serviu para fortalecer a certeza de que a vida dos nossos jovens é preciosa, e de que todos podem contar uns com os outros e com o Zezão em quaisquer momentos difíceis que precisem enfrentar.

O assunto, apesar de delicado, serve para acender discussões e conversas importantes sobre acolhimento, respeito e gestão de emoções. O trabalho constante feito entre professores e coordenação oferece confiança e esclarecimento, dando a certeza de que nossas crianças podem contar com o Zezão em quaisquer situações de sofrimento psicológico.

Os alunos do 4º Ano prepararam uma apresentação que tratou sobre assuntos como bullying, inclusão e valorização da vida. Ao final da história, as turmas se juntaram para cantar a música “Não Olhe Pra Trás”, da banda Capital Inicial.
Os colegas de todo o Ensino Fundamental I prestigiaram e participaram do evento, e, ao final, todos receberam uma doce lembrança deste momento de união e aprendizado.

Mesmo sendo um tema sensível, é importante que o Setembro Amarelo seja trabalhado com todas as faixas etárias, sendo adaptado e adequado para cada uma delas.
Com as turminhas da Educação Infantil, a campanha foi desenvolvida de forma leve e lúdica, por meio de dinâmicas usando elementos, cores e símbolos de alegria e afeto.

Sendo assim, as professoras prepararam uma contação de histórias especial.
A historinha escolhida foi uma releitura de “O Patinho Feio”, onde o patinho que nasceu diferente sofria com o julgamento dos outros animais da fazenda, porém, recebeu apoio e carinho da família, e, com o tempo, todos aprenderam a conviver com as diferenças naturais entre eles.
Os pequenos, todos vestidos ou utilizando acessórios amarelos, prestaram atenção e aprenderam com o conto. Em sala de aula, as professoras também trabalharam o assunto, abordando a importância do respeito e incentivando sentimentos de amizade e carinho com os colegas. Atividades manuais, recortes, pinturas e deliciosos lanchinhos temáticos também serviram como complemento aos aprendizados.
O incentivo às boas relações planta a sementinha do amor e do respeito desde a primeira infância, período essencial na formação de seres humanos fortes, empáticos e felizes.

A boa convivência em ambiente escolar é fundamental para preservar a saúde mental de nossas crianças, que se tornarão adultos resilientes e solidários à dor do próximo, e ações constantes de conscientização reforçam laços e noções de responsabilidade afetiva e moral.