04/12/2020

Retorno às aulas presenciais no Colégio Cenecista Dr. José Ferreira visa à segurança e ao bem-estar dos alunos

Instituição de ensino tem o cronograma de medidas de prevenção da COVID-19 preparado para receber os estudantes no início de 2021

A previsão de retomada das atividades presenciais para o início de fevereiro de 2021 está sendo recebida com entusiasmo pela comunidade escolar, que já prepara as adequações necessárias a fim de receber os estudantes e garantir o bem-estar de todos e a qualidade do ensino. Seguindo as determinações da Prefeitura de Uberaba, o protocolo adotado pelo Colégio Cenecista Dr. José Ferreira traz orientações sobre as medidas de prevenção individual e coletiva da COVID -19, para que o retorno às aulas presenciais seja seguro e confiável.

Devido às amplas salas de aula, não foi difícil organizar as turmas para que o distanciamento social aconteça de forma segura aos estudantes. Dentro de sala, o uso de materiais individuais também é de extrema importância. “Estamos organizando todos os espaços com muito carinho e dedicação, preservando a segurança das nossas crianças sem perder o foco lúdico e criativo que as motivam em sala de aula. Nós criamos um espaço leve e 'brincante' que acalme a tensão do momento de prevenção e as façam sentir prazer em estar no Colégio”, como explica a coordenadora da Educação Infantil Joessiani Garcia.

A ajuda dos pais e responsáveis nesse momento de adaptação é fator considerável para a compreensão das crianças, a coordenadora do Ensino Fundamental I, Eliane Madruga ressalta: “Nós estamos tomando todos os cuidados necessários e nos orientando muito bem quanto às medidas preventivas, dessa forma, conseguiremos orientar também as crianças. Contamos com a colaboração dos pais neste processo. Será um trabalho conjunto, e precisaremos que as famílias se empenhem nessa conscientização”.

Dentre as medidas adotadas pelo Colégio estão: a disponibilização de álcool gel 70%, o uso de máscara obrigatório em período integral, a limpeza rigorosa, tapetes sanitários nas entradas e os ambientes sempre bem ventilados. O horário de intervalo dos alunos será feito de forma escalonada, e a entrada no Colégio será autorizada somente após a passagem pelos aparelhos de aferição de temperatura.

Com o ensino de excelência e atividades voltadas a vestibulares e ao ENEM os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio seguem com os cronogramas regulares para o melhor preparo e capacitação como ressalta o coordenador Juliano Coelho: “Nossos alunos do Fundamental II e Médio, já possuem uma carga horária superior ao mínimo exigido pela legislação atual, isso nos proporcionou cumprir com as determinações exigidas para validar o ano de 2020. Em 2021, nós iremos continuar oferecendo mais horas de estudo aos estudantes com novas práticas direcionadas a projetos, oficinas, cursos e atividades práticas significativas. Nossa plataforma continua em constante evolução e isso nos permite trabalhar com menos aulas expositivas e mais atividades com maior participação dos estudantes.”

“No caso de pais que optarem pelo não retorno presencial, o aluno poderá ter acesso às aulas ao vivo pela plataforma, com um professor disponível virtualmente para retirada de dúvidas.” Ressalta o Diretor do Colégio, Carlos Zanetti enfatizando que, a proposta visa, dessa forma, impulsionar nossa educação, garantindo excelência e preparo igualitário aos alunos, presencial e virtualmente.