Notícias

18/05/2022

Relatório Social CNEC 2021

Esse relatório apresenta um balanço de todas as atividades realizadas pela rede em todas as suas áreas de atuação e destacando os dados relacionados aos investimentos em gratuidade.

Reafirmar a missão de desenvolver conhecimento para a vida é fortalecer a essência dos pilares que sustentam a CNEC por quase oito décadas. Nossa instituição está amparada por um modelo de atuação que visa, sobretudo, a ampliar o alcance das atividades institucionais, com excelência acadêmica e pedagógica para formar pessoas vencedoras e, acima de tudo, cidadãos capazes de ajudar na construção de um mundo melhor.

Muito se tem dito e escrito sobre a volatilidade, a incerteza, a complexidade e a ambiguidade que caracterizam o novo cenário que impacta e transforma constantemente a sociedade. Esta, por conta disso, demanda, do mercado educacional, um novo tipo de formação que garanta a adequada preparação para as diferentes facetas de uma vida (cidadã, profissional e pessoal) imersa nesse novo e instável ambiente.

Contudo, mesmo que o contexto seja complexo e mutável, a base que sustenta a sociedade são os valores que ela elege. A CNEC revê seus processos, alinha seu projeto político-pedagógico, reestrutura seu portfólio de serviços e produtos, investe em novas tecnologias que ampliem os níveis de aprendizagem de seus alunos, renova e amplia suas parcerias, retoma o processo de ampliação de sua capilaridade, sem se afastar dos pilares que proclama como valores – a ética, a excelência, a valorização do ser humano, a otimização dos recursos disponíveis, a transparência e o foco na sustentabilidade. Contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde está inserida por meio da formação de seus cidadãos é um legado legítimo construído pela CNEC, uma instituição genuinamente comunitária, desde 1943.

Ao apresentar o Relatório Social de 2021, a CNEC manifesta gratidão às famílias que confiam a formação de seus filhos às nossas instituições educacionais e aos jovens e adultos que escolhem nossos cursos para sua formação acadêmica e profissional. Também agradecemos aos docentes e às equipes técnico-pedagógicas e administrativas de nossas unidades, que ajudam a transformar a nossa missão em realidade, e aos nossos parceiros, dos mais diversos segmentos da sociedade, que auxiliam a vasta rede cenecista na execução de suas atividades.

A Diretoria Geral reafirma os compromissos de solidariedade e cidadania, conforme nos ensinou Felipe Tiago Gomes, na construção de novos tempos ao longo de sua peregrinação cenecista.

Alexandre José dos Santos
Diretor-Presidente da CNEC


NOSSA MISSÃO

Em 2021, a CNEC esteve presente em 58 municípios de 12 Estados, além do Distrito Federal.


EDUCAÇÃO BÁSICA

A educação é um direito fundamental e imprescindível para a formação de um indivíduo e, sobretudo, para a construção de uma sociedade completa quanto aos aspectos sociais, econômicos e ambientais. Na Educação Básica, a criança eleva o desenvolvimento de sua capacidade intelectual a partir de um processo de aprendizagem que une os conhecimentos adquiridos no espaço escolar e os absorvidos na relação com a família.

Ciente da atuação fundamental dos professores e das instituições de ensino na promoção do pensamento crítico e social, a CNEC trabalha com uma proposta pedagógica atualizada com mais de 12 mil alunos em todos os níveis de ensino que compõem a Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Nesse sentido, a atualização das bases conceituais foi realizada para garantir a oferta de um currículo escolar adequado às necessidades e às exigências do contexto pós-moderno em que vivemos, com conteúdos alinhados às diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual regulamenta as aprendizagens essenciais que devem ser
implantadas nas escolas brasileiras.

Diante do desafio de formar cidadãos para um mundo que é incerto e complexo, a CNEC foi além. Além de readequar as matrizes curriculares das disciplinas tradicionais, incorporou à proposta pedagógica central a educação socioemocional. O objetivo é permitir que os alunos tenham a oportunidade de desenvolver competências que superem as qualificações contempladas pelas matérias básicas, como as habilidades de trabalhar em grupo, controlar as emoções e exercitar o raciocínio lógico e a liderança.



EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESENCIAL E EAD

Com 29 cursos de graduação, a CNEC investe cada dia mais em conhecimento e em novos métodos de ensino e aprendizagem. O Ensino Superior da CNEC materializa o incentivo ao aluno estando presente em mais de 70 polos pelo Brasil, pois oferece diversos cursos de graduação nas modalidades presencial ou a distância. Com onze faculdades e dois centros universitários, a rede oferta, atualmente, 18 cursos de graduação presenciais com metodologia híbrida.

Além disso, oferece 12 cursos de graduação e 10 cursos de pós-graduação na modalidade EAD, o que permite que os cursos ofertados no Ensino Superior sejam feitos por qualquer pessoa em qualquer lugar do Brasil.

Todos os polos possuem estrutura física própria, com laboratórios, biblioteca, secretaria e salas interativas que, associadas a metodologias ativas e aos ambientes virtuais de aprendizagem próprios da CNEC, garantem aos nossos alunos da modalidade EAD a mesma excelência educacional oferecida presencialmente.

No Ensino Superior da CNEC, é proporcionada aos estudantes dos cursos EAD e presenciais o, a garantia de projetos e de atividades que resultam no desenvolvimento de produtos, processos, métodos ou técnicas que sustentam ativamente o crescimento e o desenvolvimento do futuro profissional.

O EAD CNEC é nota cinco, conceito máximo pelo MEC, e esteve presente em mais de 60 polos distribuídos pelo país em 2021, oferecendo suporte e acompanhamento de coordenadores e atendentes capacitados para orientar o ensino a distância, além de serem os locais de realização das provas finais.

A metodologia da CNEC tem o objetivo principal de permitir que os estudantes desenvolvam o espírito científico e a capacidade de solucionar demandas. Nossa proposta pedagógica tem como foco a formação de profissionais com base nas necessidades de mercado, criando comunidades de aprendizagem com impacto acadêmico e comunitário.




SISTEMA DE ENSINO CNEC

Há quase 20 anos, todos os materiais didáticos, soluções educacionais e recursos tecnológicos experimentados pelos estudantes da rede cenecista são desenvolvidos pelo Sistema de Ensino CNEC. O papel desempenhado por esse sistema foi revisto para permitir a expansão da oferta desses produtos e serviços nos próximos cinco anos.

O projeto desenvolvido possibilita, inclusive, que as ferramentas desenvolvidas pelo sistema para o mercado sejam ofertadas também ao mercado externo. O sistema também é responsável pela produção dos materiais didáticos impressos e digitais utilizados pela Educação Infantil, pelo Ensino Médio e pelo Ensino Superior.

As soluções educacionais oferecidas incluem iniciativas como:
CNEC DIGITAL: Na plataforma os alunos têm acesso a materiais digitais, videoaulas e jogos educativos para desenvolver os conhecimentos adquiridos durante as aulas. Um dos grandes diferenciais da plataforma é que ela também pode ser acessada pelo aplicativo, no celular. Para isso, basta baixá-lo na versão para Android ou IOS.
V-LAB - O Laboratório Virtual de Aprendizagem (V-Lab) é um espaço otimizado para integrar Laboratórios de Química (Q-Lab), Biologia (B-Lab) e Física (F-Lab), por meio de uma metodologia de aprendizagem focada no aluno, baseada na construção, interação e compartilhamento de Práticas Simuladas Estruturadas - PSE e no Ambiente de Aprendizagem Compartilhada - AAC.

MAKERSPACE - MakerSpace ou Espaço Maker é um ambiente que permite criar, experimentar e compartilhar soluções de problemas na prática, visando à aprendizagem ativa do aluno. Esse tipo de espaço vem ganhando cada vez mais destaque em grandes empresas, startups e instituições de ensino.
CURSO DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA: A iniciativa alia os ensinamentos teóricos à prática para garantir a eficiência na aprendizagem, com o desenvolvimento de habilidades que vão além das áreas de ciência, engenharia, tecnologia e matemática. Nosso curso também abrange as competências socioemocionais, como o trabalho em equipe, o raciocínio lógico e a criatividade.
ALEXANDRIA: No portal os professores têm acesso a um banco de milhares de questões retiradas do próprio material didático desenvolvido pela CNEC bem como questões do Enem e também do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), permitindo aos professores a criação de provas cada vez mais assertivas e alinhadas ao trabalho realizado em sala de aula.


SOMOS EDUCADORES





A CNEC é uma instituição de educadores que se consolidou no mercado educacional como um dos maiores e mais completos grupos do país. Comprometidos com a formação de cidadãos vencedores, os educadores da CNEC são promotores de uma gestão singular, com foco na excelência pedagógica e administrativa, tendo o sentimento de pertencimento como um diferencial do Time CNEC.
Há quase oito décadas, sempre trabalhando em busca das melhores metodologias para o processo de aprendizagem dos alunos, nossa rede possui atuação consolidada e ativa em 12 estados e no Distrito Federal. Contando com mais de 3 mil colaboradores, a CNEC segue reafirmando, diariamente, sua missão de formar cidadãos para a vida. Para baixar o Relatório Social CNEC 2021 completo, acesse https://cnec.lk/0q93.

Veja Também