28/02/2024

Modelos Atômicos

Os alunos do 9º do Ensino Fundamental II participaram de uma atividade tão divertida quanto educativa sobre os modelos atômicos.

Os modelos atômicos são teorias desenvolvidas por cientistas que tentam explicar o funcionamento da matéria e de seus fenômenos. Todas elas se baseiam na existência de uma partícula fundamental, o átomo.
A interpretação do átomo foi evoluindo a cada modelo, de acordo com os conhecimentos científicos da época.

Os modelos atômicos estudados pelos alunos foram: modelo atômico de Dalton, modelo atômico de Thomson, modelo atômico de Rutherford e modelo atômico de Bohr.
As turmas se aprofundaram no assunto fazendo pesquisas sobre cada um dos modelos, suas características, aspectos históricos e biografias dos cientistas.

Orientados pela professora da disciplina de Biologia Glenda, os estudos foram finalizados com a produção de maquetes comestíveis de cada modelo.
Os alunos soltaram a criatividade e trabalharam em grupo, entregando resultados divertidos e didáticos.