Notícias

13/08/2021

Mais de 3 mil questões atualizadas na Plataforma Alexandria

As questões do Ensino Fundamental 1 anexadas ao nosso banco de questões no Alexandria foram organizadas seguindo as habilidades da BNCC e estarão disponíveis em nossa Plataforma a partir desta segunda-feira (16/08).

Durante o primeiro semestre do ano de 2021, todas as questões do Ensino Fundamental I, que incluem do 1º ao 5º ano, foram obtidas por meio do Alexandria e estarão disponíveis em nossa plataforma a partir do dia 16 de agosto. Com isso, são mais de 3 mil questões atualizadas em nossa plataforma, incluindo as questões do ENEC e do material didático já disponíveis que foram reorganizadas de acordo com conteúdo programado, sendo anexadas à árvore de conteúdo e de acordo com as habilidades da BNCC para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

O novo recurso e o processo de listagem contaram com a participação de toda a equipe responsável pela Educação Básica da CNEC, incluindo o desenvolvimento direto dos responsáveis pelas cinco áreas do conhecimento, conforme a BNCC, do Ensino Fundamental, sendo elas: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Ensino Religioso, Linguagens e Matemática.
A organização em etapas contou com:

- A análise e correção da estrutura das questões: texto-base, redação e gabarito.
- A adequação da questão ao(s) tema(s) da área e do componente curricular, a partir da árvore de conteúdos da CNEC.
- A adequação dos enunciados das questões para que elas sejam mais facilmente encontradas.
- A organização das questões de acordo com as habilidades da BNCC.

Com a estrutura, professores da rede e demais interessados podem ter acesso às questões com maior efetividade, seja por meio de pesquisa via conteúdos ou pelas habilidades da BNCC.


Mecanismos de busca:

Para facilitar o processo de busca por questões no Alexandria, a recomendação é de que sejam utilizados os filtros de busca, preenchendo os campos disponíveis. As orientações para a busca se encontram no endereço: https://suporte.cneceduca.com.br/alexandria/questoes/como-buscar-questoes/  ou acesse aqui.

A partir deste processo de estruturação em nosso banco de questões Alexandria, o conteúdo disponível para o Ensino Fundamental I pode ser encontrado também por tema ou pela habilidade BNCC.

Em caso de elogios, críticas, reclamações e sugestões, entrar em contato via e-mail: educacaobasica@cnecuberaba.edu.br .

Veja Também