07/02/2024

Jornada Pedagógica 2024

Reuniões, seminários, palestras e dinâmicas movimentaram nosso corpo docente antes do início das aulas.

Mais um ano letivo se inicia, e nossa equipe docente se junta para preparar o ensino de qualidade que o Colégio Cenecista Dr. José Ferreira é, há 70 anos, comprometido em oferecer.

Em 2024, o Zezão contará com a contribuição de novos coordenadores pedagógicos, que chegam a esta função com o objetivo de trazer novas propostas de organização e ensino.

As turminhas da Educação Infantil ficam sob a coordenação da professora Adrielle Salum, que possui 18 anos de experiência e história como profissional atuante no em nossa equipe. Com formação diversificada que inclui Bacharelado em Letras, Técnico em Enfermagem, Licenciatura em Pedagogia e Especialização em Educação Infantil e Alfabetização e MBA em Gestão Educacional, sua abordagem pedagógica é centrada na individualidade de cada criança, criando um ambiente acolhedor que nutre a curiosidade natural.

A professora Sandra Cristina de Ávila Oliveira assume a liderança das turmas do Ensino Fundamental II. Atua no Colégio há incríveis 28 anos, participando como professora da formação de centenas de alunos cenecistas. Possui graduação em Pedagogia - Docência e Supervisão Escolar de 1º e 2º Graus, Especialização em Metodologia do Ensino Superior e vasta experiência na área da educação.

Já as turmas do Ensino Médio contam com a contribuição do novo Assistente de Coordenação Artur Garcia Baptistuta, que chega para complementar importantes aspectos dessa importante fase da Educação Básica.
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, possui vasta experiência em atendimento a crianças, adolescentes e comunidade familiar. Hoje, atua nas áreas de Psicologia Clínica, Psicologia da Saúde, no cuidado psicológico voltado para pessoas em situação de alta vulnerabilidade expostas à violência e na Psicologia Escolar e Educacional, promovendo saúde mental em instituições de ensino.

A coordenadora pedagógica Eliane Aparecida Chaves Madruga permanece com as turmas de Ensino Fundamental I, adicionando mais um ano letivo aos seus 21 anos de excelência na Equipe Zezão.

No dia 25 de janeiro, nossos professores e professoras retornaram ao Colégio para o início da Jornada Pedagógica, que consiste em um conjunto de ações de planejamento e enriquecimento pedagógico.
Todos foram recepcionados com muito carinho e atenção pelo diretor da unidade, Djalma Gonçalves Pereira, e pela coordenação de seus respectivos segmentos de atuação.
Nas reuniões, foram discutidos temas que farão parte do desenvolvimento do ano letivo: trabalhar juntos para pensar e desenvolver soluções, alinhar conteúdos e expectativas, mediação de conflitos, relação entre professor e aluno, perspectivas de uma educação positiva e planejamento de melhorias.

A Jornada também serviu como oportunidade de apresentação do Guia do Estudante, que vai orientar os pais sobre práticas gerais de boa convivência e normas disciplinares que organizam o funcionamento da escola.

Dinâmicas divertidas e relaxantes também foram aplicadas nesta acolhida de retorno. Os professores de Educação Física Amanda Souza Oliveira, Danilo Borges Vieira e Jader Marinho prepararam jogos e brincadeiras que agitaram o pessoal.
A professora Andreia Ralize também contribuiu com o bem-estar dos docentes em uma aula de Yoga, onde todos puderam vivenciar um momento de relaxamento e autoconhecimento.

Nossa Jornada Pedagógica também teve a honra de contar com a presença de convidados especiais.
A neuropsicopedagoga Letícia Pio Silvestrini apresentou uma palestra com o tema: “Adaptação escolar, de volta à rotina escolar”, as professoras e consultoras em educação Karla e Luiza Coelho falaram sobre a reverberação da comunicação do professor no comportamento do aluno e a pedagoga e orientadora parental Daniela Santos falou acerca da disciplina positiva e a comunicação não violenta.
Todas estas participações enriqueceram e fortaleceram ainda mais a nossa equipe.

O esforço empenhado por toda a equipe docente, coordenação e direção reflete na qualidade de ensino oferecida pelo Zezão, que completa 70 anos de excelência em educação.
Esperamos a todos para iniciarmos mais um ano letivo de muito aprendizado, inovação e construção de um futuro brilhante!