Notícias

06/07/2021

Inauguração do MakerSpace do Zezão

Com a presença de grandes parceiros e especialistas em educação e tecnologia da nossa cidade, inauguramos oficialmente o ambiente criativo do Colégio.

O evento de abertura oficial do MakerSpace, foi restrito a poucos convidados e contou com a presença de importantes nomes da tecnologia e da educação de Uberaba. Representantes do Parque Tecnológico de Uberaba Octávio Shimaru Júnior e Marilis Moura, a secretária de educação Sidneia Aparecida Zafalon Ferreira e a vereadora Lu Fachinelli estiveram presentes em nosso Colégio.

Na apresentação, o diretor do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, Carlos Zanetti falou um pouco sobre o espaço e em como a proposta contribui positivamente agregando conhecimento e valorizando o protagonismo dos nossos estudantes. “A proposta MakerSpace faz parte do nosso projeto e do Sistema de Ensino CNEC para uma reformulação do Novo Ensino Médio que mesmo sendo exigido apenas a partir de 2022, já está sendo colocado em prática desde o início do ano de 2021. Pensamos em um ambiente para ser utilizado de forma integral, sendo oferecido o conhecimento de forma teórica e prática, visando e proporcionando aos alunos muito além da aprendizagem, mas que eles coloquem suas ideias para funcionar e possam ser os grandes responsáveis pelos projetos realizados no Maker.” como ressalta o diretor Carlos Zanetti.

Na oportunidade também foram apresentados os equipamentos disponíveis no espaço, alguns projetos já desenvolvidos e vários planejamentos de pesquisas, dentre eles a proposta dos pequenos agricultores como um projeto de irrigação inteligente. Assim o coordenador do MakerSpace, Wagner Donizetti enfatiza a importância das pesquisas e da tecnologia na educação: "As novas tecnologias estão cada vez mais aliadas à educação de forma a deixar as aulas mais motivadas, criativas e interessantes. Além disso, a tecnologia oferece formas mais práticas, lúdicas, interativas e dinâmicas de explicar um conteúdo, envolvendo e dando autonomia aos estudantes, permitindo abertura a novas propostas de pesquisas e estudos aprimorados em várias áreas do conhecimento, fazendo assim com que os estudantes estejam em contato com novas ferramentas cada vez mais requisitadas na rotina pessoal e profissional, oferecendo recursos para um processo de ensino aprendizagem mais flexível e dinâmico.”

A proposta ofertada aos alunos do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira é um ambiente inovador, que visa o protagonismo e o ensino empreendedor dos estudantes, transformando o cotidiano escolar capaz de atuar de forma ativa ao processo de ensino aprendizagem de forma moderna e criativa. Nesse espaço teremos a abertura de propostas e novos projetos para nossa cidade, enfatizando o progresso e o compromisso que temos além da educação, mas também com a nossa sociedade.

Confira aqui alguns cliques da inauguração. 

Veja Também