Notícias

08/10/2019

Grupo de trabalho debate ações para promover o capital humano da CNEC

As atividades do grupo de trabalho seguem até a próxima quinta-feira (10), em Brasília (DF).

A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) iniciou nesta terça-feira (8) as atividades do grupo de trabalho responsável pela implantação das metas e projetos que serão executados pela Instituição para alcançar as estratégias relacionadas ao capital organizacional e humano. A abordagem integra as diretrizes previstas no Planejamento Estratégico Corporativo, iniciativa que conduzirá as principais ações da rede para os próximos cinco anos.

Para a secretária executiva da CNEC, Gerfânia Damasceno, o tema foi o primeiro a ser escolhido por se tratar do principal capital da CNEC. “Neste momento, começamos pela dimensão do aprendizado e crescimento entendendo que para a CNEC o principal capital é o capital humano. Nesta fase do planejamento, vamos nos dedicar ao desenvolvimento de pessoas, de nossas lideranças, do nosso corpo docente, do nosso corpo técnico-administrativo, para que a CNEC possa, a partir desse grande instrumento e dessa grande força que a Instituição tem, que é o seu capital humano, se projetar para a missão e para a visão que ela escolheu em seu Planejamento Estratégico”, afirmou.

Entre as estratégias debatidas, o grupo de trabalho destacou a importância de investir em equipes de alta performance, disseminar a identidade estratégica, implantar uma Política de Gestão de Pessoas da Instituição e desenvolver as competências 4.0. As iniciativas foram detalhadas pelo diretor presidente da CM Consultoria, Carlos Monteiro.

“Todo o processo do Planejamento Estratégico foi feito com a ideia de organizarmos times de alta performance, grupos autogerenciáveis que possam chegar ao seu objetivo final sem tanta supervisão e que tenham criatividade suficiente para trabalhar em um processo de um mundo em mudanças, como nós temos hoje. O que estamos vendo aqui é a continuação de um trabalho que vem sendo feito desde o início deste ano”, pontuou.

Para o diretor do Complexo CNEC em Unaí (MG), Saulo Almeida, o debate do grupo de trabalho é essencial para garantir uma gestão competente e eficaz nos resultados. “Toda organização de grande porte precisa pensar de forma estratégica em relação aos papéis das pessoas dentro da constituição daquilo que ela se propõe. Então, é fundamental para a CNEC, como não é diferente para nenhuma outra instituição, construir estratégias, fazer grupos de discussão e montar táticas que funcionem bem, para que as pessoas se tornem realmente protagonistas dessas estratégias e que a gente faça a transformação para esse novo mundo que está repleto de desafios”, avaliou.

A avaliação foi compartilhada pelo coordenador do curso de Administração, Engenharia de Produção e Comércio Exterior da Faculdade CNEC Campo Largo (PR), Sandro Malinowski. “Esse debate é importante porque, assim como as empresas, todas as instituições de superior têm buscado melhorar seus resultados e aperfeiçoar seu capital humano. Nós, especificamente, no ensino superior sabemos que o principal ativo que nós temos é o capital humano. Essa iniciativa de reunir e formar grupos para melhorar o desempenho das unidades e também para o desenvolvimento dos nossos professores e técnicos administrativos é de suma importância para que a gente possa realmente continuar na liderança”, concluiu.

O primeiro dia das discussões contou ainda com a participação do coordenador de Administração e Planejamento da CNEC, Weuds Moreira, e de colaboradores da Mantenedora do setor de Recursos Humanos e da Coordenação de Educação.

As atividades do grupo de trabalho seguem até a próxima quinta-feira (10), em Brasília (DF).

Veja Também

13/01/2022

Projeto Revitalizar