06/11/2023

Exposições de Halloween e Dia de Los Muertos

Trabalhos sobre diversas culturas acerca de datas comemorativas especiais trouxeram informação e diversão aos alunos de Ensino Fundamental II e Médio.

O Halloween no Zezão foi além dos doces e travessuras. Os professores das disciplinas de Língua Inglesa e Língua Espanhola Andrea Ralize, Guilherme Balieiro e Rafaela Minaré organizaram feiras e exposições sobre como alguns países do mundo comemoram as datas de Halloween e o Dia de Los Muertos.

Os alunos do 1º e 2º Anos ficaram responsáveis por falar sobre o Halloween. Países onde a tradição teve sua origem e sequência, como Canadá, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos e até o Brasil foram sorteados entre os grupos, que fizeram pesquisas aprofundadas acerca das tradições e costumes que envolvem a data.

Apresentações encenadas, pôsteres, cartazes, montagens plásticas e diversas outras exposições contaram ao público histórias fantásticas de como diversos povos celebram o Halloween, seus costumes, origens e manifestações culturais.

Os jovens capricharam nas caracterizações e decorações, criaram espaços interativos, levaram exemplos de alimentos e itens indispensáveis nas comemorações culturais e encantaram a todos os presentes com muita criatividade.

Já as turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II fizeram uma viagem pela cultura mexicana nas aulas da disciplina de Espanhol.

O Dia de los Muertos é uma data muito importante para o povo mexicano. Comemorada no dia 02 de novembro, a festividade de origem indígena marca o dia do ano em que, de acordo com a cultura do país, os entes queridos que já se foram são relembrados pela família.
Por isso, esta é uma das festas mexicanas mais animadas. É celebrada com comida, bolos, festa, música e doces, e os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar.
As pessoas também enfeitam suas casas com lindas flores coloridas e preparam os alimentos preferidos dos que já partiram e deixaram saudades.

Sendo assim, a ocasião foi escolhida para nossos alunos soltarem a criatividade e viverem um pouquinho desta linda atividade cultural.
Os alunos prepararam uma exposição sobre a data e também sobre o Halloween, sendo comemorados em diversos países onde a celebração é tradicional.
Eles apresentaram trabalhos com altares, cartazes, alimentos e elementos decorativos típicos da data, tudo com muito capricho e pesquisas aprofundadas.

Os colegas puderam aprender e apreciar todo o esforço e empenho dos grupos, que abrilhantaram o Dia de los Muertos no Zezão.