25/08/2023

Estudo sobre a Impermanência

Com o intuito de aprofundar um estudo da disciplina de Filosofia, os alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental II se envolveram na construção de um lindo trabalho.

O assunto estudado é a “impermanência” segundo o filósofo Aristóteles, que trata da importância de buscar o equilíbrio em todas as coisas da vida, pois, na verdade, nada é eterno, apenas a aquisição de virtudes.

Para compreender e vivenciar melhor o assunto, os alunos trouxeram de casa materiais orgânicos diversos, como arroz, feijão, temperos, pedras, folhas, areia e etc. Utilizando estes materiais, eles construíram, juntos, lindas mandalas.
Após o processo de construção, foi feito um pequeno ritual de destruição da mandala, corroborando a ideia da impermanência.

Vivências lúdicas e práticas trazem ao aluno a oportunidade de reflexão e aprofundamento, criando aprendizados para vida toda.