Notícias

24/04/2023

Escola Segura

Instituição e famílias unidas em prol do respeito e da segurança.

Não apenas em dias como os que estamos vivenciando, mas todos os dias, é fundamental que pais, alunos e escola estejam em constante diálogo. Quando nos comunicamos abertamente e com frequência, conseguimos identificar e solucionar possíveis problemas antes que eles se tornem grandes desafios.

O escopo de atuação das nossas unidades educacionais cenecistas abrange a capacidade de, no decorrer dos anos, desempenhar um papel formativo e transformador na sociedade para combater casos de violência como os relatados e vivenciados recentemente. Além disso, é importante que os pais compartilhem suas preocupações e sugestões com a escola, a fim de que sejam consideradas na elaboração de novas medidas de segurança.

Por sua vez, os alunos também precisam estar engajados no diálogo com a escola, comunicando eventuais situações de risco e seguindo as orientações de segurança, como por exemplo, evitando brincadeiras perigosas ou seguindo os protocolos de emergência.
Essa troca de informações e ideias é fundamental para criar um ambiente seguro e acolhedor. Juntos, podemos construir um ambiente escolar seguro e saudável para todos.

A estrutura e as dinâmicas de segurança da instituição também estão sendo reforçadas. Aumento de câmeras de vigilância, maior controle das entradas e saídas, ronda interna intensificada e a presença das Polícias Militar e Civil para orientações e maior proteção de alunos e colaboradores.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública criou um canal exclusivo para recebimento de informações sobre ameaças e ataques contra as escolas. Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo.

Se você tem informações, acesse https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura e denuncie.

Veja Também