30/11/2022

ENEM 2022

Diversas ações de preparação junto aos alunos marcaram os dias antecedentes à realização da prova.

O preparo para o ENEM é um trabalho constante com os nossos alunos do Ensino Médio, construindo uma rotina de estudos e direcionamentos de conteúdo para a prova.

Porém, estar em dia com a saúde mental e psicológica é fundamental para um bom desempenho. Pensando nisso, o Zezão sempre prepara ações de autocuidado para fortalecer os nossos estudantes do 3º ano do Ensino Médio.

Como parte destas ações, uma aula de Yoga foi realizada com a condução da professora Andréa Ralize alguns dias antes da primeira fase da prova. A Yoga na rotina do estudante tem o objetivo de reduzir estresse e ansiedade, equilibrar emoções, corrigir postura e proporcionar relaxamento físico e mental.
Neste mesmo dia, os alunos também contaram com uma linda surpresa: todo ano, dentro da disciplina de Filosofia, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II escrevem cartinhas para os colegas mais velhos que vão prestar o ENEM. Nestas cartas, desejos de sorte, sucesso e a lembrança de que estão todos preparados para enfrentar este desafio.

A Quadra Poliesportiva do Zezão também esteve em festa na última sexta-feira antes da primeira etapa do ENEM.
Os alunos Ensino Fundamental II e Ensino Médio foram surpreendidos com um super show da turma do Núcleo de Bateria e Percussão do Zezão e, em seguida, com a presença da direção, da coordenação e de professores muito queridos por todos.
O diretor do Zezão Carlos Zanetti e o coordenador pedagógico Ricardo de Melo Borges disseram palavras de incentivo aos vestibulandos presentes, e os professores deram dicas valiosas para garantir o sucesso na hora da prova.
Os alunos do 3º Ano do Ensino Médio, que se despedem da Educação Básica, foram homenageados e também homenagearam toda a equipe com palavras de carinho e gratidão.
Todos os jovens que prestaram o ENEM também ganharam kits com alimentos, água e canetas para acompanhá-los neste evento tão importante e decisivo.

Já no sábado, dia anterior à prova, uma manhã cheia de homenagens e confraternização foi organizada pelo Colégio e pelos pais dos alunos, com o intuito de celebrar a despedida da educação escolar e preparar os jovens para o que aconteceria no dia seguinte.
Os alunos, que estavam em sala de aula, foram surpreendidos com a presença dos pais e recepcionados com um delicioso café da manhã. O coordenador Ricardo e alguns pais disseram palavras de carinho e amparo, e também aplicaram atividades dinâmicas divertidas e educativas.
Os estudantes também se pronunciaram, demonstrando seu amor e a gratidão pela trajetória junto ao Zezão e pelo apoio incondicional da família.

A fisioterapeuta e aromaterapeuta Fernanda Moreira fez uma participação como convidada, e trabalhou com todos os presentes técnicas de relaxamento com exercícios físicos e óleos essenciais, distribuindo posteriormente um saquinho com sais e ervas para um escalda-pés relaxante.
Os familiares também prepararam outra surpresa emocionante: todos gravaram vídeos declarando seu amor por cada aluno, que assistiram juntos às homenagens cheias de mensagens de carinho e proteção.

Recebemos também a visita do ex-aluno do Zezão Vitor Rodrigues Dutra, hoje estudante no curso de medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, que dividiu com os alunos um pouco de sua trajetória acadêmica, desde o preparo para os vestibulares à escolha e realização da graduação.
Neste momento, familiares presentes e que já foram alunos do Zezão no passado também se manifestaram, falando da importância da instituição em suas vidas pessoais e profissionais.
A Nutricionista Integrativa e aromaterapeuta Daniela Resende, mãe de um dos nossos estudantes, finalizou o evento com um exercício de respiração consciente e reiki.

Nos dias de aplicação de ambas etapas do exame, professores, coordenação e direção estiveram presentes em um espaço organizado para acolher os nossos alunos, localizado em frente à entrada de um dos principais locais de realização da prova, a UNIUBE.
Gentilmente cedido pelo AF Garden Center, o estacionamento do local serviu para recepcionar pais e jovens vestibulandos.
Lá, nossos alunos encontraram nossa equipe que os recepcionou com água gelada, kits de alimentação para durante a realização da prova e, é claro, motivação e muito carinho.

A turma do incrível Núcleo de Bateria e Percussão do Zezão também esteve presente com um show de alegria e animação, sentimentos que gostaríamos que nossos alunos levassem para a hora da prova.

A preparação para o ENEM é um caminho construído aos poucos no Zezão, desde as primeiras séries do Ensino Fundamental até a conclusão do Ensino Médio, e temos plena confiança no nosso empenho em transformar o futuro dos nossos alunos. Sejam quais forem as escolhas profissionais de cada um, sabemos que estamos formando sempre excelentes seres humanos e futuros participantes da nossa sociedade.