21/05/2019

ENEC 1 será aplicado de 3 a 17 de junho

Criado em 2006, o teste é direcionado aos estudantes do 2º ano do ensino fundamental à 3º série do ensino médio para avaliar a gestão pedagógica e a evolução do aprendizado.

A primeira etapa do Exame Nacional das Escolas CNEC (ENEC) de 2019 será aplicada entre os dias 3 e 17 de junho. Criado em 2006, o teste é direcionado aos estudantes do 2º ano do ensino fundamental à 3º série do ensino médio para avaliar a gestão pedagógica e a evolução do aprendizado, o que possibilita a retomada dos processos e a aferição de resultados em todas as escolas da rede. Assim como nos anos anteriores, o ENEC 2019 será disponibilizado na plataforma CNEC Digital.

“O ENEC é um sinalizador da situação de aprendizagem e nos permite fazer um gerenciamento do processo pedagógico em nossas instituições. É o nosso compromisso com a aprendizagem”, afirma a Gerente da Educação Básica da CNEC, Goretti Farias.

O exame será composto por questões objetivas, de múltipla escolha, com apenas uma resposta correta, que compreendem as áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.

Para o ensino fundamental I, o ENEC 1 apresentará 30 questões objetivas e para o ensino fundamental II, 40. Nas 1ª e 2ª séries do ensino médio, os alunos responderão 60 questões objetivas. Já os estudantes do último ano do ensino médio, responderão 80 itens.

O desempenho individual será divulgado no dia 28 de junho e as notas integrarão o resultado do 2º trimestre, conforme previsto no Sistema de Avaliação unificado para todas as instituições de Educação Básica da CNEC.

Mais informações em enec.cneceduca.com.br.