23/05/2023

Dia Nacional da Luta Antimanicomial

O Núcleo de Percussão e Bateria do Zezão levou música e alegria para a Fundação Gregorio F. Baremblitt.

A Fundação Gregorio F. Baremblitt é uma instituição não governamental sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é promover atenção gratuita às pessoas portadoras de sofrimento mental grave. O local conta com uma equipe técnica multidisciplinar composta por psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais, arteterapeutas e voluntários, que realizam atividades artísticas e oficinas terapêuticas coletivas, importantes para a reabilitação dos pacientes.
Em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberaba e com o SUS, o Centro de Atenção Psicossocial - CAPs Maria Boneca é um dos projetos da Fundação. Portanto, todo o atendimento é oferecido de forma gratuita, e atende a aproximadamente 400 pessoas por mês.

No dia 18 de maio é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que consiste na luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro deste conceito, está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa, nascida apenas dos preconceitos que cercam a condição.
O Movimento da Luta Antimanicomial reforça que, como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade e ao direito a viver em sociedade, além de receber cuidado e tratamento sem que, para isto, tenham que abrir mão de seus lugares no mundo.
Nos antigos chamados “manicômios”, os métodos utilizados eram ineficientes e não humanizados, impossibilitando a reabilitação social dos pacientes e causando ainda mais sofrimento aos mesmos.

A psicóloga atuante na ONG Taciana Marcelino Gabriel também é mamãe dos nossos alunos Julia e Lucas, e gentilmente convidou a turma do Núcleo de Bateria e Percussão do Zezão para participar da comemoração deste dia tão importante.

A turma deu um show de animação e acolhimento. Todos os presentes se divertiram, dançaram e interagiram com os instrumentos, iniciando a manhã com a energia incrível que só a música pode proporcionar.

O Zezão agradece pela oportunidade de estar presente em um momento tão significativo para a Fundação Gregorio F. Baremblitt, sendo este ainda mais relevante para nossos alunos, que tiveram a oportunidade de levar a arte da percussão para uma plateia tão calorosa e especial.