22/11/2022

Dia de los Muertos

Trabalho artístico e interativo apresenta uma nova cultura aos alunos do Ensino Fundamental II.

O Dia de los Muertos é uma data muito importante para o povo mexicano. Comemorada no dia 02 de novembro, a festividade de origem indígena marca o dia do ano em que, de acordo com a cultura do país, os entes queridos que já se foram são relembrados pela família.
Por isso, esta é uma das festas mexicanas mais animadas. É celebrada com comida, bolos, festa, música e doces, e os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar.
As pessoas também enfeitam suas casas com lindas flores coloridas e preparam os alimentos preferidos dos que já partiram e deixaram saudades.

A UNESCO declarou a data como Patrimônio Imaterial da Humanidade não sendo ligada a nenhuma religião específica, já que a celebração acontece há cerca de mais de 3000 anos e nasceu com os povos mesoamericanos pré-hispânicos (astecas, maias, entre outros).

O Dia de los Muertos possui vários símbolos tradicionais, entre eles, a famosa La Catrina!
Esta icônica figura nasceu inspirada pelo quadro La Calavera de la Catrina (A caveira da Catrina), de José Guadalupe Posada, e representa o fato de que, perante a morte, somos todos iguais.

Sendo assim, este foi o elemento escolhido para nossos alunos soltarem a criatividade e viverem um pouquinho desta linda atividade cultural.
As turmas de 6º e 7º anos coloriram e customizaram suas Catrinas em papel, e os jovens de 8º e 9º anos as construíram utilizando abóboras e outros materiais de livre escolha de cada um.
As Catrinas foram decoradas com lindas flores coloridas, tinta, materiais reciclados, glitter, lantejoulas e o que mais a imaginação permitiu, e o resultado foi incrível!

Valorizar e conhecer novas culturas é enriquecer o aprendizado!