20/08/2020

Colégios da Rede CNEC são destaque no ranking do Enem 2019 em 16 cidades do país

Média de desempenho dos alunos cenecistas é maior do que a média nacional

Com mais de 60 colégios e escolas pelo Brasil, a Campanha Nacional das Escolas da Comunidade (CNEC) se destaca pelo excelente desempenho de seus estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Atualmente, o exame é a porta de entrada para muitas das principais instituições de ensino superior do Brasil.

Após a análise dos dados de desempenho de cada instituição, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi constatado que 16 escolas e colégios que fazem parte da rede CNEC estão entre os três primeiros colocados no ranking de suas respectivas cidades. Dentre esses 16, dez estão em primeiro lugar, três estão em segundo e três estão em terceiro. Essas instituições estão localizadas nos estados do Ceará, do Mato Grosso, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.

Considerando a média das provas objetivas, o Colégio Cenecista Dr. José Ferreira fica em primeiro lugar no ranking de Uberaba:

Outro destaque no desempenho dos alunos cenecistas que realizam o exame é o avanço nos resultados apresentados a cada ano. A média da CNEC tem sido maior do que a média nacional em todas as áreas do conhecimento. Em Redação, por exemplo, a média das escolas e colégios cenecistas está 116 pontos acima da média geral no país. Clique aqui para ter acesso aos dados.

Durante a análise dos resultados, também foi possível verificar que os alunos apresentaram uma significativa melhora nas áreas de Matemática e Redação em 2019. Esse fator também contribuiu para o aumento da média geral de desempenho. Em 2018, a média dos alunos em Matemática foi de 586,96 e, no ano passado, foi de 597,98. Em Redação, a média passou de 627,73 para 691,51.

Os resultados alcançados são um reflexo do esforço dos alunos e também do trabalho dos professores e da rede CNEC para oferecer os melhores materiais durante o período de preparação para a realização do exame.
Além das aulas diárias, o nosso sistema de ensino também conta com uma vasta biblioteca de material complementar de estudo e preparo para o Enem nas plataformas digitais da CNEC.

A rede tem um acervo com mais de 9.500 provas de vestibulares e exames seriados das principais instituições educacionais de todo o país que podem ser acessados pelo CNEC Provas (https://provas.cneceduca.com.br/). Também fazem parte desse acervo várias avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O site também disponibiliza um Guia de Carreiras, que tem como objetivo auxiliar os estudantes na escolha de uma área profissional que se encaixe no perfil e na afinidade de cada um.

Além disso, os estudantes têm acesso a 500 videoaulas de quinze disciplinas diferentes por meio do SuperAprova, disponível no site da TV CNEC (https://www.tvcnec.com.br/). Além das videoaulas, o conteúdo publicado também traz uma série de exercícios de revisão e fixação de aprendizado.
A CNEC também disponibiliza uma plataforma pela qual pais, alunos e professores podem acompanhar o desempenho de todas as instituições de ensino do Brasil no Enem desde 2013 (http://enem.cneceduca.com.br). É possível filtrar as escolas de determinado estado ou município, identificar o desempenho de uma escola ou colégio considerando o número de alunos, entre outras possibilidades de filtros. Além disso, ao clicar no nome da escola, são apresentados o histórico dos resultados, as médias obtidas no referido ano e as médias do Brasil, do estado e do município em que se encontra a unidade escolar.