05/09/2023

CNEC 80 Anos

O Centro Cultural Cenecista Joubert de Carvalho foi palco de uma linda cerimônia em comemoração aos 80 anos da Rede CNEC.

A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade completa 80 anos em 2023, rede que abraça novos projetos, desenvolve pessoas e fortalece comunidades, trabalhando com base nos ideais do fundador, o professor Felipe Tiago Gomes.
Para celebrar essa rica trajetória educacional que inspira e motiva o desenvolvimento dos alunos e das próprias comunidades cenecistas, preparamos uma cerimônia de comemoração desta data tão importante, que aconteceu na última quinta-feira, dia 31 de agosto.

Nossos alunos estudaram de forma aprofundada a história cenecista durante a realização do projeto CNEC Cidadania deste ano, e, como forma de concluir e enriquecer ainda mais este conhecimento, contamos com presenças ilustres.

O atual diretor pedagógico do Zezão, Djalma Pereira, abriu o evento recepcionando a plateia composta por alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, assim como professores e outros colaboradores do Colégio. O vídeo institucional comemorativo foi exibido, onde todos puderam conferir depoimentos e informações importantes sobre a rede cenecista.

Em seguida, um convidado muito especial nos presenteou com um momento incrível de conhecimento sobre a célebre figura histórica que dá nome à nossa instituição. José de Oliveira Ferreira, neto do Doutor José Ferreira, abrilhantou a tarde com uma apresentação completa e cheia de curiosidades sobre a incrível trajetória de seu avô.
José de Oliveira Ferreira Júnior, nascido em 1864, foi o segundo uberabense a se formar em medicina, e utilizou de seu estudo e capacidade para operar diversas obras filantrópicas e de contribuição com a sociedade. Se dedicou ao aprendizado e ao atendimento de pessoas em necessidade, tendo direcionado muito de seu tempo e trabalho à Santa Casa de Misericórdia de Uberaba. Estudou na Europa, teve aulas com o ilustre cientista francês Louis Pasteur e aplicou todo este conhecimento em Uberaba e região.
Da Europa, também trouxe a revolução da eletricidade, que mudou em definitivo a qualidade de vida da população.
Ele também foi o fundador do Jóquei Clube, sendo também influenciador direto na política local, onde contribuiu para diversas outras obras de assistência social.
Os alunos acompanharam atentos a fala do convidado, que deixou uma marca importante no registro da história do Colégio.

Também em respeito a esta história, alguns colaboradores que fizeram parte do crescimento do Zezão foram homenageados pelos longos anos de contribuição com a nossa instituição.
O professor Danival Roberto Alves, diretor do Colégio por incríveis 52 anos, sua esposa Mariluce Cardoso Alves, coordenadora pedagógica por 44 anos, Osmar Paulo de Souza, colaborador do setor administrativo por 42 anos e Maria Natalina Delalibera Pacheco, secretária por 52 anos, são exemplos de dedicação.
O Colégio Cenecista Dr. José Ferreira é referência de educação de qualidade em Uberaba e toda a região graças ao esforço e contribuição destes e de outros profissionais, que dedicaram suas vidas ao ensino.

Para finalizar o evento, os alunos responsáveis pelas apresentações musicais cantaram e dançaram, seguidos também do pessoal do Núcleo de Bateria e Percussão do Zezão, representando o forte incentivo artístico praticado pelo Colégio.

Valorizar a história cenecista é valorizar a educação de qualidade e a formação de seres humanos completos e prontos para serem cidadãos exemplares. A nossa missão é acreditar no ser humano e nas pessoas como propulsoras de iniciativas socialmente sustentáveis, preparando-as para os desafios de um futuro mais humanizado e justo para todos.

Parabéns, CNEC!