14/03/2022

Neste projeto interdisciplinar, os alunos do Ensino Fundamental I comemoraram esta importante data para a cultura brasileira

Na última sexta-feira, dia 11 de março, os nossos alunos do Ensino Fundamental I comemoraram os cem anos da Semana de Arte Moderna com um evento cheio de informação e interação cultural.

A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um marco na história da cultura brasileira. Foi o ponto oficial de partida para o movimento Modernista, que deu início à construção de uma nova mentalidade fundamentada na renovação da linguagem artística.
Em comemoração ao centenário deste evento tão importante, nossos alunos do Ensino Fundamental I, juntamente com o corpo docente, desenvolveram o projeto “Centenário da Semana de Arte Moderna: A Semana que Transformou a Cultura Brasileira”.
Nesta proposta interdisciplinar, estudantes de todas as séries participaram de várias atividades que foram desenvolvidas, como pinturas na parede, estudo de Villa Lobos nas aulas de musicalização, artes cênicas, pesquisas, seminários, apresentações, produções de textos, dentre outros.

O 5º Ano preparou uma apresentação especial em homenagem ao grande maestro, compositor e multi-instrumentista Villa Lobos, que aconteceu na última sexta-feira, dia 11 de março, no ginásio poliesportivo do Colégio.
No evento, as crianças encenaram e relembraram as outras grandes personalidades artísticas brasileiras que fizeram a Semana de Arte Moderna acontecer, como Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Graça Aranha e Tarsila do Amaral.
Os alunos também realizaram pesquisas a respeito destes artistas, escolheram um que mais se identificaram e fizeram a releitura de uma obra do mesmo.
As crianças que participaram marcaram pontos em Didática de Ensino e Aprendizagem.

O projeto foi idealizado com o intuito de estabelecer relações significativas com a arte, valorizando suas manifestações e expressões por meio de diversas linguagens. A equipe de professores e coordenação o desenvolveu com entusiasmo, para que os alunos pudessem conhecer mais sobre a vida e as obras dos grandes modernistas do Brasil de forma ativa, participativa e lúdica.