Notícias

16/04/2021

Atualize-se - Brasil e o mundo em uma perspectiva crítica

Um programa jovem e interativo, com temáticas atuais a ser transmitido pelo nosso canal no TV Zezão no Youtube


Destinado aos jovens alunos do 9º ano e do ensino médio do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, o programa Atualize-se difunde uma perspectiva heterogênea para a formação de opiniões e uma movimentação de conhecimento que vai auxiliar no desenvolvimento educacional. Esse programa abrange o acesso a bens culturais, discussões, esclarecimentos de problemáticas atuais, um aprendizado por meio de incentivo e experiências de profissionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento.


De forma estratégica, a equipe responsável pelo programa que conta com o idealizador do projeto, o professor Matheus Bortoleto Rodrigues, juntamente com o diretor do Colégio Carlos Zanetti, o coordenador do Ensino Fundamental II e Ensino Médio Ricardo de Melo Borges, a revisora e corretora de textos Rafaela Minaré e a assessora de comunicação do Zezão Danielle Maia junto à equipe de Marketing da CNEC, preparou um cronograma de temas com assuntos dinâmicos e que integram diferentes áreas e disciplinas.


Tradicionalmente, nosso Colégio tem o currículo organizado com base em disciplinas que abordam de forma didática todo conhecimento em múltiplos aspectos, porém, é fundamental nesse processo de escolarização e formação de opinião, que o aluno tenha também tempo para interagir e integrar conhecimentos disciplinares. Em rodas de discussões e bate-papos esse processo tem maiores possibilidades de acontecer de forma ainda mais clara e leve ao pensamento do estudante.


Para tanto, foram estabelecidos e pré-agendado um roteiro de programação ao Atualize-se, programas que abordam diversas áreas do conhecimento e fatos atuais que acontecem no nosso dia a dia. Assuntos que serão abordados de forma abrangente pelo público do nosso canal do Youtube TV Zezão.
Temos como objetivo assegurar aulas contextualizadas e instigantes aos nossos alunos e proporcionar momentos de aprendizagem que lhes possibilitem exercícios e o desenvolvimento de suas competências e habilidades, que são essenciais à sua formação.


O programa terá seu início com encontros entre o mediador do tema proposto e entrevistado convidado, será desenvolvido durante o ano e integrado por videoconferências sobre diferentes e relevantes temas da atualidade. As entrevistas serão proferidas por especialistas e estudiosos de cada temática e a atração será adicionada ao canal TV Zezão de forma pública, inicialmente foi proposto a publicação quinzenal, às quartas-feiras no período noturno, por ser o momento de maior abrangência e visibilidade para o canal.


O programa Atualize-se leva em sua essência a fundamental importância para o desenvolvimento educacional do aluno e auxílio para o planejamento de uma reflexão metodológica e amplidão de pensamentos até mesmo para os temas abordados dentro de sala de aula.


O primeiro programa vai ao ar na quarta-feira (21/04) às 20h pelo canal do You tube do Colégio TV Zezão.


Para se inscrever no nosso canal TV Zezão e conferir todas as novidades, acesse aqui.


Confira abaixo o cronograma de temas propostos:


1. O mercado de trabalho feminino no tempo de pandemia: o gênero como um elemento de impacto na renda.
2. Estados Unidos VS China: A luta pela hegemonia na nova ordem mundial.
3. O Brasil e o Processo de Desindustrialização: Perspectivas para se pensar uma Indústria Nacional.
4. Guerras no mundo atual e o extermínio das minorias.
5. A Matemática por trás dos Estudos sobre COVID-19:Como pensar os grupos (medicamentos, risco, etc)estatísticos.
6. Pensando as Doenças no Brasil: Uma retomada Histórica
7. Platão e a Política na Atualidade.
8. A questão do Suicídio no Momento de Pandemia
9. A Biologia por trás dos processos de Fabricação de Medicamentos: Vacinas contra COVID-19
10. Brasil, 200 anos depois
11. Literatura no momento de Pandemia
12. As questões étnicas Raciais no Brasil contemporâneo: Por que a pandemia tem afetado mais os negros 
13. Educação em tempos de Pandemia.
14. Tecnologia no Brasil Contemporâneo: Produção e Impacto social
15. A questão Energética no Brasil e mundo: A construção de um mundo sustentável
16. Ser estudante de Medicina no momento de pandemia: Da entrada na faculdade as aulas em meio a pandemia.sobre COVID-19: Como pensar os grupos (medicamentos, risco, etc.) estatísticos.

Veja Também