11/08/2021

Antídoto do Medo

A proposta que integra o projeto CNEC Cidadania 2021, está sendo elaborada pela Educação infantil do Zezão e trabalhando o autoconhecimento, empreendedorismo e a responsabilidade das nossas crianças.

Com o propósito de trabalhar as habilidades das nossas crianças ligadas à Educação Socioemocional e à Educação Financeira, a equipe pedagógica da Educação Infantil encabeçou a proposta do CNEC Cidadania 2021 e está desenvolvendo um trabalho minucioso que engloba a educação financeira juntamente ao desenvolvimento emocional e empreendedor dos alunos.

A culminância dos trabalhos está sendo realizada e apresentada de forma parcial nesta semana e terá a sua conclusão prevista para o mês de outubro deste ano, em que será realizada uma feira com os conhecimentos adquiridos.

A proposta que foi nomeada como: “O Antídoto do Medo”, baseia-se em uma série de ensinamentos por meio de atividades lúdicas em que as crianças trabalharão o emocional e o cuidado físico com plantas, frutos, flores, raízes naturais, utilizando de métodos fitoenergéticos, que são técnicas utilizadas para resgatar o equilíbrio do corpo e da mente utilizando-se das propriedades medicinais de cada espécie, e assim, criando antídotos que auxiliam através de chás naturais, banhos energéticos, produtos aromáticos entre outros. As crianças estão sendo monitoradas em um processo de ensino-aprendizagem para criar produtos e estimular o empreendedorismo através desses ensinamentos, descobrindo as possibilidades de fonte de trabalho e renda.

“O tema foi escolhido por intermédio de relatos familiares e por conhecer as especificidades das fases do desenvolvimento infantil, em que algumas crianças apresentam mudanças de comportamentos, sentimentos ligados à ansiedade, ao medo, à hiperatividade, ao desequilíbrio do sono, entre outras reações. Reações essas, que podem ser auxiliadas por meio de elementos naturais e de fácil acesso, que inclusive podem ser plantadas em vasinhos dentro de casa” Como explica a coordenadora da Educação Infantil do Zezão, Joessiane Garcia.

Desta forma, as crianças do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira estão trabalhando o conhecimento de determinadas plantas como alecrim, boldo, malva, hortelã, flores e frutos como a laranja e a tangerina, elementos que fazem parte da rotina de muitos e que tantos não conhecem o grande poder que podem transformar na saúde emocional do ser.

Na proposta, as crianças estão sendo instigadas a falar sobre seus medos, angústias, ansiedades e várias emoções. Em seguida, terão a prática com a elaboração dos “antídotos”, como sabonetes, álcool gel, águas de cheiro e chás, que serão desenvolvidos nos espaços da horta, MakerSpace, parede de pintura e sala de aula. Todos eles serão desenvolvidos com a orientação profissional especializada em produtos fitoenergéticos e o auxílio de toda a equipe pedagógica, que desde o início do ano trabalham com as crianças através de livros paradidáticos, filmes e histórias ligadas ao convívio com a natureza e a educação financeira e o empreendedorismo.