23/02/2024

"A Sociedade da Informação" e "Etarismo na Sociedade Brasileira"

Uma importante discussão sobre assuntos atuais foi desenvolvida pela turma do 1º Ano do Ensino Médio na aula de Redação.

O conhecimento é construído não apenas por meio da transmissão de saberes de um professor para um aluno, mas também quando o aluno é agente de seu próprio aprendizado.
Acreditando nisso, a professora Carla Lopes da disciplina de Redação organizou a sala em dois grupos, e cada um ganhou um tema para abordar em uma roda de conversa.
De um lado, o tema foi “A Sociedade da Informação”, onde o grupo deveria se aprofundar sobre o excesso de informações às quais estamos todos expostos através dos meios de comunicação, e sobre como usar tudo isso da forma correta e com responsabilidade.
Do outro lado, o tema foi “Etarismo na Sociedade Brasileira”, que trata sobre os diferentes tipos de discriminação social e profissional impostos sobre pessoas em idade mais avançada ou jovens demais.

Depois de um tempo conversando e pesquisando sobre os assuntos, cada grupo defendeu suas teses e opiniões, abrindo espaço para conversa e confrontamento por parte do outro grupo.

Aulas interativas estimulam o pensamento crítico, aprimoram a oratória e ensinam sobre respeito, pois é necessário ouvir o outro antes de falar e ter contato com opiniões diferentes.