28/05/2021

MakerSpace - Espaço Criativo

Com equipamentos de última geração, ideias e propostas inovadoras, o Espaço Maker do Zezão eleva o protagonismo e o preparo intelectual dos nossos alunos.

O conceito principal do MakerSpace é que qualquer pessoa dotada das ferramentas certas e do devido conhecimento, com a ajuda das tecnologias e dos equipamentos que interagem de forma engenhosa, pode analisar, criar e desenvolver projetos do cotidiano.

Pensando nessa proposta, o Colégio Cenecista Dr. José Ferreira juntamente ao Sistema de Ensino CNEC, deram vida a um ambiente inovador, que permite criar, experimentar e compartilhar soluções de problemas na prática, cujo objetivo é a aprendizagem ativa do aluno. Esse é o projeto MakerSpace que terá início no Colégio Cenecista Dr. José Ferreira no segundo semestre deste ano e posteriormente implementado também nas demais escolas da rede.

Entre os equipamentos pertencentes a esse espaço estão as ferramentas digitais, tecnológicas e os recursos tradicionais, como os de marcenaria. Um exemplo dessa proposta é que a programação de projetos a serem implementados pelos alunos no CNEC MakerSpace não abordará os mesmos conceitos do curso de robótica já oferecido, mas será uma futura complementação às práticas já utilizadas na plataforma Arduino. Dessa vez, os robôs confeccionados pelos próprios alunos nas aulas de robótica poderão ser construídos com madeira, acrílico, na impressora 3D e ainda customizados com a utilização da impressora Silhouette, o que permite que os aprendizes abusem da criatividade de forma segura, variada e divertida.

Inclusive algumas propostas já estão sendo colocadas em prática no ambiente, assim como: o sensor de álcool gel para higienizar as mãos, as placas indicativas com QR code para organização das peças do espaço Maker. “As ideias não param de nascer no espaço, e pensando principalmente em pequenos agricultores e em hortas residenciais está sendo planejado também um Sistema de Irrigação Inteligente, o qual comunicará com um dispositivo que utiliza a placa de prototipagem Arduino Uno e sensores.” Como ressalta o coordenador do MakerSpace, Prof. Wagner Donizeti da Silva.

Tudo isso abrirá um leque de possibilidades de projetos e propostas, como investigar e analisar efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros). Com isso, será possível identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida no que tange à saúde da população.

Enfim, um espaço moderno, criativo e com equipamentos de última geração que desenvolve habilidades técnicas de forma teórica e prática: desenvolvimento de projetos com software de vetorização de imagens e de modelagem 3D, impressão 3D, funcionamento de cortes a laser e silhouette.