26/03/2021

Bullying não tem graça

Estudantes do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, elaboram projeto para conscientização contra o bullying no ambiente escolar

Ao longo do ano escolar nossos alunos do Zezão, são constantemente desafiados a pensar e tomar consciência de problemáticas que fazem a diferença em seu desenvolvimento pessoal e posteriormente profissional. Pensar no próximo, garantindo elos de amizade e respeito sempre foi um ponto forte abordado por todos dentro do Colégio.

Pensando nisso, as aulas de Educação Física passaram a ter um sentido ainda mais amplo com o direcionamento de aulas on-line. O momento de jogos e esportes em quadra deram lugar às aulas on-line e as propostas e projetos ligados não somente à saúde e esportes, mas também, uma forma ainda mais consciente como rodas de conversa, trabalhos sobre vários aspectos e alguns “tabus” ainda implantados pela sociedade.

Um dos temas abordados é o Bullying, que é um termo de origem inglesa que designa a intimidação por atos de violência física e psicológica repetitivos contra um indivíduo que não é aceito por um grupo.

A prática do Bullying que por muitas vezes acontece dentro de ambientes escolares, pode provocar danos psicológicos sérios em suas vítimas. Por isso, o melhor meio de combate ao bullying é a conscientização e o diálogo. Dessa forma, a professora de Educação Física, Amanda Souza, elaborou uma proposta de acordo com o tema para os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II. Esse projeto visa a capacitação e a tomada de consciência social e afetiva dos alunos que dedicaram seu tempo e se envolveram de forma ativa na construção e elaboração do projeto Stop me now – Bullying que em português equivale a “Me pare agora – bullying”.

Para abordar e abrir espaço ao diálogo, o projeto teve início através da exibição do filme “Extraordinário” durante a aula de Educação Física, com direito a roda de conversa sobre os conflitos abordados no filme, como: família, preconceito, superação e bullying. O filme “Extraordinário” aborda exatamente esta questão, que é potencializada pelo protagonismo de um garoto de 10 anos que, devido a deficiências de nascença, passou por 27 cirurgias plásticas - o que, inevitavelmente, gera reflexos na forma como é encarado por todos à sua volta.

“A escolha do filme e a proposta da aula tinham como objetivo mostrar aos alunos o quanto o bullying afeta a vida da vítima, fazendo com que eles refletissem sobre suas próprias ações e expusessem suas ideias através de um questionário individual. A princípio, tal proposta se tratava de uma atividade avaliativa, porém quisemos construir juntos algo maior, que ia além de pontuações. E foi aí que nasceu a campanha que leva o nome Stop me Now – Bullying. Este nome foi criado pelos próprios alunos” relata a professora de educação física, Amanda Souza.

A ideia da campanha é combater este tipo de prática dentro do ambiente escolar, mostrando para os demais educandos que eles são responsáveis por fazer da nossa escola um lugar seguro e acolhedor. Para a prática do projeto, a campanha Stop me Now – Bullying conta com a criatividade dos alunos, que criam frases, desenhos, slides e poesia para mostrar a todos que não há lugar para o bullying em nosso Colégio. Confira alguns dos trabalhos já realizados pelos alunos clicando aqui.

Em um momento de pandemia como o que estamos vivendo, em que se pede cada vez mais empatia e consciência em relação ao próximo, nossos alunos nos mostram, dia após dia, o quanto estar em um ambiente de aprendizado e diálogo constante é essencial para o desenvolvimento não somente intelectual e físico, mas também social e emocional de cada indivíduo.