10/04/2023

Seminário Sobre Classificação do Lixo

As turmas de 5º Ano apresentaram um trabalho completo sobre este tema tão importante para a saúde do planeta.

O lixo tem sido um dos grandes problemas ambientais, principalmente em grandes centros urbanos onde se gera uma grande quantidade de resíduos. Sendo assim, o trabalho realizado em grupos foi sobre a classificação do lixo e como descartá-lo adequadamente. Nele, cada integrante de cada grupo foi responsabilizado igualmente pelas ações necessárias para o desenvolvimento do projeto, dividindo tarefas e funções.

O processo de reciclagem pode ser uma boa alternativa para minimizar os impactos da poluição, e a coleta seletiva é uma etapa importante neste processo. Para facilitar, o lixo pode ser classificado como: lixo domiciliar, lixo industrial, lixo especial, lixo hospitalar, lixo atômico e lixo espacial.
Cada grupo abordou uma dessas classificações, realizando pesquisas e estudos aprofundados sobre o assunto.
A atividade foi concluída com apresentações orais, para as quais os alunos providenciaram figuras referentes ao tema, produziram cartazes, maquetes, panfletos e outros materiais com informações que complementaram os seminários.

Tecnologia e pesquisa unidas deram um tom especial às apresentações, que também contaram com vídeos produzidos pelos próprios alunos. Nos vídeos, as crianças gravaram falas sobre o assunto com convidados e trechos de obras que enriqueceram ainda mais o aprendizado de todos.

A conscientização sobre ações de proteção do meio ambiente constrói cidadãos que farão parte de uma geração de seres humanos preparados para o futuro.