17/05/2022

Projeto Viver: Lidando com Emoções

A convidada Marli Coimbra veio conversar com os nossos alunos sobre as origens e consequências do que sentimos

Semana passada tivemos mais uma participação muito especial na construção do nosso Projeto Viver com as turminhas do 2º Ano.

A enfermeira Marli Aparecida Reis Coimbra foi convidada a compartilhar conosco um pouquinho do seu conhecimento, e ela desenvolveu com os alunos um bate-papo reflexivo sobre emoções.
Ela discorreu detalhadamente sobre quais são as características de cada uma, as origens destes sentimentos e possíveis repercussões negativas ou positivas deles no corpo humano.

A criança precisa saber quais emoções pode sentir, a origem delas no nosso organismo (do cérebro ao sistema nervoso central, intestino e etc.) e, principalmente, como lidar com elas.
As emoções como o medo, tristeza, raiva, alegria e entre outras precisam ser compreendidas pela criança como normais e necessárias ao processo adaptativo humano, e que quando em excesso podem ser prejudiciais à saúde física e mental.

Diante de um estímulo estressante, o nosso sistema nervoso comunica-se com o sistema endócrino e estimula a glândula adrenal a produzir o cortisol, que, apesar de benéfico ao nosso organismo, em excesso pode ser prejudicial à nossa imunidade.

Saber lidar com o estresse de forma consciente é um caminho na busca do autocontrole e autoconhecimento.
As estratégias de gerenciamento das emoções de forma consciente são um conjunto de experiências e aprendizados, e a família e a criança devem perceber e entender o momento e o que causou a reação.

Algumas das maneiras de controlar o estresse infantil são:
- Assistir o desenho preferido
- Desenhar e colorir
- Ouvir música e dançar
- Sair para um passeio
- Jogar um jogo
- Distrações no geral

Os pequenos participaram com desenhos e também trazendo seus brinquedos preferidos, estratégias utilizadas de forma aprofundada em todo este processo de autoconhecimento, e preparar a criança para enfrentar todos os desafios da vida, inclusive os internos, é um dos objetivos do nosso Projeto Viver.