18/12/2023

Projeto de Educação Financeira e Empreendedorismo

Turminhas da Educação Infantil encerram mais um ciclo de estudos sobre como lidar de forma responsável com o dinheiro.

A educação financeira é imprescindível para que as crianças tenham contato, desde cedo, com noções de consumo consciente. Sendo assim, o Projeto de Educação Financeira e Empreendedorismo é desenvolvido com as turmas de 1º e 2º Período da Educação Infantil.
Durante o ano, é trabalhado o livrinho “Dinheiro Compra Tudo?”, de Cássia Aquino, que fala sobre a importância de aprender sobre gasto consciente, a diferença entre “preço” e “valor” e a relação saudável e responsável com o dinheiro.
Diversas atividades, dinâmicas, brincadeiras, rodas de conversas e oficinas foram desenvolvidas pelas professoras acerca do tema, onde as crianças se divertiram e aprenderam muito.

Como forma de encerramento e análise de resultados, eventos especiais são preparados como culminância do projeto.

O 1º Período realizou a Feirinha Gastronômica Alimentando Sonhos Saudáveis, que convidou pais e familiares para participar de uma experiência interativa.
Cada turma preparou uma série de lanchinhos saudáveis que seriam vendidos ao público, e os alunos participaram ativamente de todas as etapas do processo, desde a higienização dos alimentos até o preparo das receitas.
Foram vendidos lanches naturais, frutas no palito, picolés de melancia, saladas no pote, sucos e vitaminas, e todo o valor arrecadado será destinado à compra de alimentos para complementar cestas básicas que beneficiarão famílias e instituições de assistência social da nossa comunidade.
As crianças também ficaram responsáveis pela comercialização dos produtos, onde puderam vivenciar experiências de compra, venda, contas matemáticas e negociações simples, com a participação ativa dos pais e familiares que visitaram o evento.

Já no 2º Período, alunos e professoras se juntaram para realizar a Feirinha de Artes e Quitandas Natalinas. As crianças se envolveram em todas as etapas do evento, desde a produção de todos os itens vendidos até a comercialização dos mesmos.
Os pais e familiares também foram convidados a participar da atividade, e os pequenos puderam vivenciar experiências de venda, cálculos simples de troco e negociações básicas.
Essas ações contribuem para desenvolver nos alunos competências e habilidades necessárias para lidar com as decisões financeiras que tomarão ao longo da vida.

A integração entre toda a comunidade escolar cria ambientes de aprendizagem muito enriquecedores para todos os alunos, e a educação financeira é imprescindível para que as crianças desenvolvam noções de responsabilidade e consciência.