22/04/2021

O cotidiano por meio dos clássicos

Projeto de aulas extras de literatura, visa análises literárias para o aprimoramento que desenvolve o senso crítico e melhora a escrita para alunos do Ensino Médio.

A leitura literária deixa em cada um de nós uma bagagem de experiências que nos define como leitores e que reflete em nossa formação humana e profissional. Com essa base, nós do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira vemos a leitura como uma fonte essencial para o desenvolvimento intelectual e cognitivo, pois permite promover a aprendizagem de novos conhecimentos e experiências.

A leitura, principalmente de textos literários, é uma atividade complexa que se realiza com base nos elementos linguísticos presentes na superfície do texto e na sua forma de organização. Dessa forma, trabalhar com a leitura e a análise de obras literárias solicitadas pelas principais instituições de Ensino Superior é uma necessidade do aluno do 3º ano do Ensino Médio.

O projeto idealizado pela professora de Literatura Cássia Simões em conjunto com o diretor do Colégio Carlos Zanetti e o coordenador do Ensino Fundamental II e Ensino Médio Ricardo de Melo Borges, será realizado por meio de aulas extras elaboradas no contraturno, como o objetivo de preparar os alunos para os vestibulares mais concorridos do País.

O projeto visa apropriar-se de uma visão atemporal presente nas obras solicitadas para que por meio da visão contextual e crítica o aluno possa olhar o passado e entender melhor as transformações presentes no cotidiano a sua volta, uma vez que as temáticas das obras propiciam reflexões do homem e suas relações consigo mesmo e a sociedade. Assim, consolida-se um aprendizado político, humano, social e econômico para o aluno.

Um exemplo disso, são as obras escolhidas como leitura obrigatória, que serão os livros preparatórios para a FUVEST-2022, de autores como: Machado de Assis, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Cecília Meireles e outros. Apesar de o foco ser voltado a esta avaliação específica, a proposta é aberta também aos alunos que irão prestar outros vestibulares, aprimorando seus conhecimentos, métodos reflexivos, e de leitura e escrita. Visto que, o aluno que lê desenvolve o senso crítico e melhora a escrita, como também a capacidade de argumentação e comunicação com o outro.

Em termos educacionais, o texto literário é essencial para a formação do indivíduo, para seu aprimoramento intelectual e, sobretudo, ético. Assim, o Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, exerce seu papel de mediador do conhecimento elaborado, promovendo condições para que o preparo seja a base de sustento para o ensino de qualidade que leva e eleva nossos alunos à excelência.