10/02/2021

Novidades sobre o CNEC Cidadania movimentam o início do ano letivo

Projeto poderá ser trabalhado desde o começo do ano

O ano letivo de 2021 começou repleto de novidades com o CNEC Cidadania. Esse projeto faz parte da proposta pedagógica da rede desde 2015 e visa estimular a prática de medidas simples e efetivas que contribuam para a formação de um mundo melhor.

As melhores ações e atividades desenvolvidas pelos alunos cenecistas durante o CNEC Cidadania de 2020 foram apresentadas pelos diretores e coordenadores de suas respectivas instituições de ensino durante o último dia da primeira Jornada Pedagógica de 2021, realizada em janeiro.

Os trabalhos apresentados foram selecionados pela comissão de avaliação organizada pela Coordenação de Educação Básica da CNEC (CEDUC-EB), e os projetos escolhidos durante o encontro on-line receberão certificado de menção honrosa. A apresentação dos trabalhos desenvolvidos em 2020 pode ser vista aqui: https://youtu.be/aHM4bzDWP6g

Além disso, a CNEC divulgou informações importantes a respeito do projeto para este ano. Contando com a participação de todos os docentes, colaboradores, familiares e estudantes da rede, o CNEC Cidadania trabalhará com dois temas em 2021: Educação Socioemocional e Educação Financeira.

A Base Nacional Curricular Comum prevê o Ensino Socioemocional como um norteador para o aprendizado prático de crianças, adolescentes e jovens em relação às habilidades e atitudes do cotidiano no convívio em sociedade. De acordo com a BNCC, as principais competências que permeiam o aprendizado socioemocional são a autoconsciência, o autogerenciamento, a consciência social, as habilidades de relacionamento e a tomada de decisão responsável.

Já a Educação Financeira tem como objetivo ajudar os alunos no desenvolvimento do comportamento pessoal e familiar em relação às finanças, conscientizar sobre a importância do planejamento para que haja uma relação equilibrada entre dinheiro e tomada de decisões e melhorar a compreensão dos conceitos e produtos financeiros, levando em conta as oportunidades e os riscos para que se façam escolhas conscientes pensando no futuro.

O CNEC Cidadania estimula os alunos a criarem projetos de participação coletiva a fim de refletirem sobre a responsabilidade e o papel social de cada indivíduo. Sendo assim, os professores e os alunos usarão a criatividade para elaborar seus projetos com base na temática escolhida e nos direcionamentos dos currículos que ficarão disponíveis no portal da CEDUC-EB.

É importante lembrar que todos os trabalhos deverão conter objetivo geral, objetivos específicos, público-alvo, cronograma, procedimentos, ações desenvolvidas, resultados alcançados, avaliação/participação da comunidade e registros por meio de vídeos e fotos da culminância do projeto.
Os projetos desta edição devem ser registrados no formulário disponível em https://cnec.lk/0kht até o dia 27 de agosto.

Acesse o edital completo do CNEC Cidadania de 2021 em http://cnec.br/