13/04/2021

Literatura e Sustentabilidade

Alunos do Ensino Fundamental I se divertem e aprendem nas aulas remotas, participando de propostas de incentivo literário, textual e soluções ecológicas.

As atividades com contexto lúdico e criativo do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, chamam atenção e aguçam o interesse das crianças, principalmente, por conta da forma que os conteúdos são planejados e desenvolvidos pela nossa equipe pedagógica.

As atividades propostas neste início de ano letivo para o Ensino Fundamental I, nos revela que a cada dia a dedicação em transformar o cotidiano das aulas em estudos leves e informativos são uma prioridade e geram resultados eficazes no processo de aprendizagem do aluno.O incentivo à leitura tem sido de suma importância para o desenvolvimento das nossas crianças. Pensando nisso, a equipe pedagógica tem se dedicado a variadas atividades como: lives interativas, dias de receita com a criançada, projetos de literatura, sustentabilidade e muito mais!

Como já é de costume há mais de 20 anos no nosso Colégio, nossos alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental I no decorrer do ano letivo preparam um livro de literatura com temas planejados e propostos durante esse período. Para inspirar nossos pequenos escritores, no mês de março foi realizada uma live muito animada com os personagens do Projeto Sítio do PicaPau Amarelo SP, em que a tagarela Emília e o centrado Visconde de Sabugosa bateram um papo descontraído com as crianças do primeiro ano.

Os alunos fizeram perguntas e se divertiram muito com os ensinamentos dos personagens de Monteiro Lobato que deram muitos conselhos e dicas de leitura aos alunos. Quando questionado sobre como gosta de fazer suas leituras, o famoso sabugo de milho, Visconde de Sabugosa responde prontamente: ”Cada livro pede um lugar diferente para leitura, um ambiente que possa proporcionar a viagem até aquela história. Quando quero ler fábulas e contos, por exemplo, sempre vou para um lugar livre como a floresta, quando não posso e estou dentro de casa eu procuro um ambiente calmo e com plantinhas ao meu redor.”

O incentivo por uma alimentação saudável também sendo parte do cotidiano dos alunos nas aulas remotas. Para estudar o gênero textual de receitas, as crianças estão preparando deliciosas saladas de frutas!

A natureza e a sustentabilidade também estão sendo tema das aulas das crianças, no segundo ano, uma horta suspensa está fazendo nossos alunos colocar as mãozinhas na terra e plantar em casa!

Em virtude do isolamento social e devido a onda roxa instalada em Minas Gerais nestes últimos tempos, nossas aulas passaram a ser exclusivamente pelo módulo remoto. Em consequência disso, as professoras propuseram para as crianças fazer uma horta com os materiais que tivessem em casa, como garrafas pet, cordões e mudinhas de plantas como salsinha, cebolinha, hortaliças e condimentos que pudessem ser utilizadas para o consumo de suas famílias. Dessa forma, as crianças: plantam, colhem e comem, acompanhando cada processo como um meio de incentivo prático à sustentabilidade. Clique aqui e confira alguns momentos dos nossos alunos e das atividades em nossa galeria de fotos.

Portanto, nossas atividades conduzem ao conhecimento garantindo soluções ecológicas de desenvolvimento com a utilização da sustentabilidade, da prática da leitura e sem deixar de lado saúde. Nossos alunos aprendem e crescem conscientes de suas responsabilidades humanas, elevando nosso propósito com a formação integral do ser e a excelência na qualidade do processo de ensino e aprendizagem.