22/02/2024

Estações Sobre a Dengue

A situação da transmissão da doença no estado exige movimentação dentro e fora do ambiente escolar.

Minas Gerais é o estado com maior número de casos registrados de dengue no país, tendo várias cidades já declarado estado de emergência em função do avanço da doença, comprometendo o sistema de saúde pública e afetando seriamente o bem-estar da população.

Sendo assim, a conscientização acerca da doença torna-se extremamente necessária para conter o agravamento da situação. Apesar de frequentemente serem veiculadas campanhas em diversos meios de comunicação, é importante que, dentro da escola, os alunos também sejam conscientizados sobre, principalmente, os sintomas, quando procurar atendimento médico e as formas de prevenção da doença.
Pensando nisso, a professora Glenda da disciplina de Biologia levou aos alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental II uma atividade interativa e informativa.

A metodologia de rotação por estações é um recurso que consiste na criação de diferentes estações ou circuitos de aprendizagem, com atividades diferentes, porém do mesmo tema e em uma dessas estações deve ser utilizado algum recurso digital.
Neste projeto, utilizando o celular, os alunos acessaram 3 etapas disponíveis em QR codes.

Na Estação 1, os estudantes encontraram dois textos jornalísticos que foram lidos e utilizados como base para uma análise crítica a partir de uma atividade.
Na Estação 2, eles assistiram a um vídeo que apresenta explicações sobre os sintomas da doença, prevenção, características e hábitos do mosquito vetor. Depois, receberam mais uma atividade para completar com o que foi visto no vídeo e elaboraram um pôster científico.
Na Estação 3, os alunos responderam a um quiz com 35 perguntas sobre o assunto.
Para finalizar, eles receberam a planificação de um Aedes aegypti, que recortaram, montaram e colaram, conhecendo melhor a anatomia do mosquito.

Vivenciar experiências interativas contribui para que os alunos levem essas informações para familiares e outros núcleos de convivência.
É de extrema importância estar atento aos focos de criação do mosquito, ao agravamento dos sintomas e à necessidade de procurar orientação médica.
O combate à dengue é uma luta de todos!