13/03/2024

Dia Internacional da Mulher 2024

Mais do que um dia de homenagens, a data contou com ações de conscientização que movimentaram toda a comunidade escolar.

Um mundo igualitário depende diretamente do respeito e do reconhecimento que semeamos em nossas crianças desde a primeira infância. Sendo assim, diversas ações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher movimentaram toda a comunidade escolar na última sexta-feira, dia 8 de março.

O prédio da Educação Infantil foi todo enfeitado pelos alunos e professoras com cartazes, flores e estrelas para recepcionar e acolher as primeiras e mais importantes referências femininas de uma criança: as mães.
Os pequenos também produziram lembranças carregadas de amor, lembrando às mamães sobre os seus importantes papéis na sociedade não apenas como mães, mas como profissionais e elementos atuantes em todas as áreas. Elas puderam tirar fotos nos ambientes decorados e receberam abraços de admiração e carinho.

As turminhas do Ensino Fundamental I também se envolveram em atividades importantes sobre o Dia Internacional da Mulher.
O Colégio foi decorado em razão da data com painéis de fotos, flores, borboletas, cartazes e trabalhos feitos pelos alunos. Desenhos e textos feitos por todas as turminhas de 1º a 5º Ano foram pendurados em um varal na calçada, onde puderam ser apreciados pelas famílias na hora da entrada.

Durante as aulas, as turmas e professoras abordaram o assunto com bastante profundidade.
No 1º Ano A, a querida Tia Elza promoveu uma troca de carinho e respeito entre os pequenos, onde os meninos presentearam as meninas com cartões, docinhos e abraços.
O 2º ano também contribuiu com a decoração especial do Colégio, e os alunos capricharam na parede desenhável do pátio com uma belíssima arte.
.
Com a ajuda das Tias Fabiana, Camila e Amanda, as crianças do 4º Ano A, B e D fizeram pesquisas aprofundadas sobre mulheres com histórias inspiradoras que desafiaram estereótipos e motivam outras mulheres em suas trajetórias. Como resultado da pesquisa, foram produzidos cartazes educativos sobre as figuras históricas, desde imperatrizes e cientistas até ativistas sociais e artistas, deixando uma marca na sociedade com suas lutas por igualdade, liberdade e justiça em todas as áreas.
Os meninos também demonstraram respeito e admiração pelas colegas, a quem entregaram cartões e abraços.

Empoderar nossas meninas e construir em todos noções de respeito e igualdade garantem um futuro com meninas posicionadas onde desejarem em nossa sociedade, com possibilidades, segurança, direitos e deveres garantidos.

A abordagem feita acerca do Dia Internacional da Mulher juntamente com as turmas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio teve como foco informar sobre aspectos históricos e reais objetivos da data, que, muito além da homenagem, deve ser trabalhada como oportunidade de conscientização.

O Colégio teve a honra e a alegria de recepcionar duas ex-alunas que assumiram importantes papéis na nossa sociedade.
As advogadas Roberta Pegorari de Almeida e Lorena Cristina Silva e Silva trabalham juntas na Pegorari Advocacia, escritório formado exclusivamente por mulheres e fundado por Roberta, sendo Lorena uma das advogadas atuantes. O escritório trabalha com causas de natureza social, atendendo clientes nas áreas trabalhistas e previdenciárias. A maioria das clientes são mulheres e a equipe preza por uma experiência jurídica pautada na empatia, no acolhimento e na justiça.
Roberta também é conselheira estadual da OAB e da Associação Mineira da Advocacia Trabalhista.
Ambas foram alunas do Zezão, onde estudaram da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Roberta e Lorena falaram com nossos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio no período matutino e vespertino em dois momentos diferentes, onde elas trataram sobre assuntos que envolvem suas trajetórias como mulheres profissionais da área. As dificuldades, os desafios impostos pelo mercado de trabalho que atingem exclusivamente às mulheres e como é trabalhar com um público majoritariamente formado por elas.

Ao final da palestra, que foi muito aplaudida e apreciada pelos alunos, as alunas do Terceirão de 2024 distribuíram flores para as convidadas e mulheres de todas as mulheres colaboradoras do Zezão.

O Colégio Cenecista Dr. José Ferreira tem orgulho das potências femininas presentes em sua a equipe de colaboradores, tão enriquecida pela capacidade e competência de mulheres incríveis.
Também nos orgulhamos de poder transmitir conhecimento e consciência para meninas e meninos que vão garantir um futuro seguro, igualitário, cheio de oportunidades e, principalmente, de respeito.