24/11/2023

Dia da Consciência Negra

Diversas ações de conscientização e celebração marcaram esta data tão importante.

Em decorrência do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, o Zezão foi palco de uma importante manifestação cheia de informação e poesia.

Organizado pelo professor Edson Fernando Militão, o evento contou com a ilustre e gentil participação do professor de psicologia da UFTM Ailton Aragão, que também é pai dos nossos alunos Matheus e Maria Clara.
O professor Ailton dividiu com os nossos alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental II ao 3º Ano do Ensino Médio um pouco de sua história pessoal e das lutas subjetiva e coletiva da população negra por respeito, direitos básicos e contra as dificuldades impostas pelo racismo estrutural que é ainda tão presente em nossa sociedade.

O professor Edson também desenvolveu importantes discussões sobre assunto, trazendo reflexões e informações aos alunos sobre os desafios que a comunidade preta enfrenta para se posicionar no mercado de trabalho, vivenciar sua cultura, praticar suas religiões e ter a sua voz ouvida e respeitada.

Ele também leu poesias de autoria própria e de outros poetas que retratam as consequências de estereótipos impostos, e também sobre a beleza de uma cultura muito rica que foi, por muitas vezes, apagada em nossa história desde a abolição da escravatura.

Os alunos tiveram espaço para fazer perguntas, trocar ideias e aprender sobre a importância do da data.

O tema também foi tratado de forma delicada e pertinente com os pequeninos da Educação Infantil, que assistiram a uma linda apresentação organizada pelas nossas professoras.

A historinha escolhida foi “Qual é a Cor do Amor?”, conto sobre a menina Lorena, que nasceu em uma pequena vila italiana onde todas as pessoas eram muito parecidas. A família da garota se muda, então, para o nosso Brasil, onde ela se depara com pessoas de todos os tipos, cores, tamanhos, cabelos e culturas, e se encanta com toda essa diversidade.
Na escolinha, Lorena conhece a menina Dandara, garotinha preta e também imigrante, neste caso, da Angola, que se torna sua melhor amiga. Juntas, elas aprendem uma sobre a cultura da outra e se divertem muito. A amizade entre elas se torna, então, uma prova de que o preconceito nasce de construções sociais, e que o amor, de fato, não tem cor.

As crianças se encantaram com a história, e aprenderam lições importantes sobre respeito, empatia e amor ao próximo.

O Dia da Nacional da Consciência Negra, foi feito para lembrar sobre a resistência do povo negro em avançar na luta por uma sociedade mais igualitária, empática e livre de todas as formas de opressão, e uma educação antirracista é construída com ações constantes e uma postura bem posicionada sobre o assunto, que afeta diretamente a vida de todos.