09/11/2023

Conhecendo Espaços do Colégio

Turminhas do 2º Período visitaram e vivenciaram experiências únicas por diferentes ambientes escolares.

Uma proposta do material didático sugere trabalhar vivências em diversos ambientes do Colégio, e os escolhidos para as visitas foram a biblioteca, o laboratório de ciências e a quadra aberta.
Os pequenos conheceram um pouco mais sobre o que cada um destes lugares pode proporcionar.

O primeiro ambiente visitado foi a biblioteca, que foi compreendido como um espaço de aprendizado e leitura, tomando conhecimento sobre regras de comportamento adequado no ambiente.
Os alunos puderam explorar características do local, como o mobiliário e a organização. Foram também disponibilizados livros adequados para a faixa etária das crianças, que puderam escolher e explorar cada um deles.
Através de desenhos, os pequenos registraram como era o ambiente da biblioteca com todas suas características e escreveram o nome do livro escolhido por meio de escrita espontânea.

O segundo lugar foi o laboratório de ciências. A aula especial contou com a participação da profissional em química Fabíola Karina Rodrigues Peixoto, que ajudou a identificar e explicar as características dos materiais e equipamentos do laboratório como tubos de ensaios, proveta, microscópio e etc.
Ela também falou sobre o traje que se utiliza no laboratório e os equipamentos de segurança para realizar as experiências químicas.
Eles realizaram juntos algumas experiências, como o experimento ponto de viragem de solução ácida e base, o experimento lâmpada de lava.
As professoras pediram para que os alunos realizassem uma pequena experiência em casa para colocar em prática o que aprenderam em aula.

Por último, um delicioso e refrescante banho de mangueira levou as crianças à quadra poliesportiva aberta, que perceberam que, em atividades ao ar livre, é possível conversar, dar risadas, socializar, fazer barulho e se divertir em grupo.
As crianças trouxeram chinelo, roupa de banho e toalha, e se esbaldaram ao sol com balões e água e as mangueiras.

Atividades práticas e lúdicas são garantia de aprendizado e construção de momentos memoráveis nas vidas dos nossos pequenos.