05/12/2022

Sistema de Produção e Sociologia

Alunos do 1º Ano do Ensino Médio vivenciam experiência prática de organização e produção.

Os alunos do 1º Ano do Ensino Médio participaram de uma atividade lúdica e interativa que proporcionou diversos tipos de aprendizado.

O professor da disciplina de Sociologia Matheus Bortoletto organizou a simulação de um sistema de produção criado no século XX e que é utilizado até os dias atuais.
O processo produtivo Taylorista/Fordista consiste em um trabalho repetitivo e em série de produtos iguais (ou com poucas modificações), e os produtos escolhidos para representar a situação foram lanches naturais.

Diferentes tarefas foram atribuídas a cada aluno através de sorteio, e todos puderam perceber as maiores dificuldades que carregava cada função.
Desde as diversas etapas de montagem dos lanches até a limpeza do espaço, os alunos puderam vivenciar também o sistema de pagamento de salários e a compra do que foi produzido, aprenderam assim os principais elementos dessas formas de organizar a produção, mediando conhecimento/pensamento concreto e pensamento abstrato.

Atividades práticas elevam a capacidade de aprendizado, criando experiências que jamais serão esquecidas.