03/03/2023

Novo Material Didático e Capacitação de Professores

Encontro com corpo docente da Educação Infantil trabalha no desenvolvimento de novos caminhos de aprendizagem.

O Sistema de Ensino CNEC, que há mais de 20 anos atua na produção de materiais didáticos e soluções educacionais para milhares de alunos em todo o país, retoma a elaboração do material didático da Educação Infantil.

Sendo assim, a Analista de Educação Básica Ana Karine Leite Aguiar Amorim, que atua na Coordenação de Educação Básica em Brasília da Ceduc-EB, liderou encontros com professores das turmas de Maternal 1, 2 e 3 e 1º e 2º Períodos com o objetivo de falar sobre as propostas do novo material.

Como recurso fundamental para o processo de ensino-aprendizagem do estudante, o novo material para os primeiros anos escolares foi desenvolvido e revisado pela equipe pedagógica da Coordenação de Educação Básica da CNEC, a Ceduc-EB, e do Sistema de Ensino CNEC.
Produzido com base na BNCC, nos parâmetros curriculares nacionais e respeitando a legislação vigente no Brasil em respeito a educação infantil, a nova edição promete trazer uma proposta interativa, lúdica, dinâmica e capaz de estimular o gosto pela leitura, com desenhos e jogos que despertam a curiosidade das crianças. Todo o conteúdo está sendo projetado para que o aluno aproveite as possibilidades oferecidas, de forma a desenvolver o seu protagonismo, a organização de seu tempo e se identificando com o mundo do aprendizado.

Os encontros com docentes ocorreram com o propósito de falar a respeito da elaboração do material e de como os profissionais farão uso do mesmo.
A ferramenta de ensino foi feita para estimular o raciocínio sobre o que é necessário para desenvolver e estimular competências e habilidades no aluno.
Através da vivência cotidiana com estímulos visuais, orais e motores, crianças e docentes são incentivados a criar trilhas de aprendizagem, e, a partir dessas trilhas ao final do processo, fazer registros no material.

A fase escolar de 1º e 2º Períodos é obrigatória na vida acadêmica da criança, logo, é importante esclarecer que o objetivo nesta etapa não é alfabetizar, e sim, construir e habilitar as crianças para que ao final da Educação Infantil e início do Ensino Fundamental I ela seja capaz de ser alfabetizada.
Respeitando a construção do aprendizado, com o material sendo utilizado de acordo com as orientações feitas aos professores e a continuidade dos estímulos corretos, a criança será capaz de ler e escrever já no 1º Ano.

Os professores também são protagonistas importantes no processo de ensino, e a capacitação serviu para tirar dúvidas, trocar experiências e orientar para um caminho de mediação das intervenções corretas, onde a criança será habilitada a pensar e chegar em soluções e respostas em diversas possibilidades.